sexta-feira, 23 de maio de 2008

Martins, Miragaia, Dráusio,Camargo e Alvarenga – M.M.D.C.A.


M.M.D.C. é o acrônimo pelo qual se tornou conhecido o levante revolucionário paulista, em virtude das iniciais dos nomes dos estudantes paulistas Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, mortos pelas tropas federais num confronto ocorrido em 23 de maio de 1932, que antecedeu e originou a Revolução Constitucionalista de 1932. Em 13 de janeiro de 2004, foi promulgada a lei estadual paulista número 11.658, denominando o dia 23 de maio como "Dia dos Heróis MMDCA", em homenagem a Orlando de Oliveira Alvarenga, alvejado também em 23 de maio e que veio a falecer em 12 de agosto de 1932. A toponímia da cidade de São Paulo homenageia todos os nomes e datas da Revolução: as ruas Martins, Miragaia, Dráusio, Camargo, Alvarenga e MMDC se intercruzam no bairro do Butantã, assim como duas das vias arteriais da cidade homenageiam as datas mais importantes do evento: 23 de Maio e 9 de Julho. Atualmente os corpos dos estudantes estão no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em 1932, o Brasil estava vivendo um período da ditadura varguista em que o país se encontrava sem uma Constituição que formasse uma identidade nacional. Não havia Congresso Nacional, assembléia legislativa nem câmaras municipais. Contra isso a sociedade paulista começou a se organizar e os estudantes paulistas prepararam uma série de manifestações contra Getúlio Vargas que eclodiram pela capital paulista, em um clima crescente de revolta no dia 23 de maio daquele ano. Um grupo tentou invadir a Liga Revolucionária - organização favorável ao regime e que ficava situada nas proximidades da praça da República. Os governistas resistiram com armas e acabaram matando os jovens: Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade.Três se encontravam mortos ao final do confronto, o quarto morreu em virtude dos ferimentos, algum tempo depois. Um quinto ferido, o estudante Orlando de Oliveira Alvarenga, morreu alguns meses depois e, por este motivo, não teve seu nome associado ao movimento. As iniciais de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo serviram para formar a sigla MMDC que passou a representar uma organização civil clandestina, que, entre outras atividades, oferecia treinamento militar. A esse episódio seguiu-se uma intensa campanha de alistamento voluntário, a 10 de julho, em diversos postos distribuidos pelo estado e veio a culminar com a Revolução constitucionalista de 32. Em agosto de 1932, um quinto estudante, também ferido no dia 23 de Maio, juntamente com Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morre no hospital. Seu nome, Alvarenga. Hoje, algumas pessoas adicionam sua inicial à sigla MMDC, que também é conhecida como MMDCA.

5 comentários:

Anônimo disse...

esses caras foram um massimo adorei oq eles fizeram!

Rubens Janes disse...

A cidade de Itatinga/SP prestou homenagem aos martires da revolução constitucionalista de 32 dando o nome de Avenida MMDCA à uma das vias públicas da cidade. A grande maioria das cidades que tem vias públicas com essa sigla, apenas mencional MMDC, porém, acredito que, talvez Itatinga seja uma das primeiras e quiçá a única que prestou homenagem a Alvarenga, isso já no início dos anos 30.

Anônimo disse...

queria eu ter a mesma coragem destes brasileiros.ass ivaldo (cacau)

Anônimo disse...

Eles de certa forma tenrarão mudar a historia de ditadura Brasileira, foram muito corajosos e mesmo são paulo, ter perdido a guerra, valeu muito apenas por que anos depois deu se o fim a ditadura de Getulio Vargas

Anônimo disse...

Não é citado a data de nascimento do Sr. Orlando de Oliveira Alvarenga
Qual é o motivo?