quarta-feira, 8 de maio de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas.... e Santo do dia de hoje São Vítor


ACÁCIA MANO SANCHES RODRIGUES,
AILTON ESTULANO VIEIRA,
ALESSANDRO MERIGHI GILIO,
BRUNO FERNANDO FERREIRA RAMALHO,
CLEODONILCE GONÇALVES,
DANIELI APARECIDA ALVES ROCHA,
EDSON HONORIO DA SILVA,
EUNICE APARECIDA NASCIMENTO,
GILMAR DE SOUZA,
GILMAR FERREIRA LIMA,
JOAO LUIS ALVES,
JOSE BORGES DA SILVA NETO,
JOSE CARLOS POMPEO,
LUIS MAURO FREDERICO,
MAIBY SOLANGE GASPARINI,
MANOEL MICELI,
MARCEL LUIS BIAVA CORDOVA,
MARCOS EDUARDO RODRIGUES,
MARCOS PERUSSI,
MARIA DE LOURDES MAROLLA SILVA,
MARTA CORREA SILVA PIERRE,
MARTA REGINA MAIOTTO,
SEBASTIAO OSVALDO DA SILVA, 
THIAGO MATHEUS BASSIT.

Santo do dia de hoje  

São Vítor

Vítor, o Mouro, era africano natural da Mauritânia. Cristão desde criança, quando adulto ingressou no exército do imperador Maximiano. Quando este desejou sufocar uma rebelião na Gália, atual França, recrutou, então, um grande contingente de homens do Oriente e do norte da África.
O destacamento em que veio Vítor se estabeleceu em Milão, na Itália. Entretanto o imperador exigia que todos os soldados, antes de irem para a batalha, oferecessem sacrifícios aos deuses pagãos do Império. Os que se recusavam eram condenados à morte.
Pois Vítor se recusou, mantendo e reafirmando sua fé cristã a cada ordem recebida nesse sentido. Ele foi levado ao tribunal e interrogado. Confessou novamente sua doutrina, entretanto, renovando sua lealdade ao imperador, quanto às ordens militares. O soldado Vítor, mesmo assim, foi encarcerado, permanecendo por seis dias sem comida ou água.
Essa cadeia onde ficou, ao lado da Porta Romana, até hoje é tristemente conhecida como o cárcere de São Vítor. Findo esse prazo, Vítor foi arrastado pelas ruas da cidade até o hipódromo do Circo, situado junto à atual Porta Ticinense, onde, interrogado novamente pelo próprio imperador, se negou a abandonar sua religião. Foi severamente flagelado, mas manteve-se firme. Levado de volta ao cárcere, teve as feridas cobertas por chumbo derretido, mas o soldado africano saiu ileso do pavoroso castigo.
Rapidamente Vítor se recuperou e, na primeira oportunidade, fugiu da cadeia, refugiando-se numa estrebaria junto a um teatro, onde hoje se encontra a Porta Vercelina. Acabou descoberto, levado a uma floresta próxima e decapitado. Era o dia 8 de maio de 303.
Conta a tradição milanesa que seu corpo permaneceu sem sepultura por uma semana, quando o bispo são Materno o encontrou intacto e vigiado por duas feras. Ali mesmo foi construída uma imensa igreja, a ele dedicada. Aliás, não é a única. Há, em Milão, várias outras igrejas e monumentos erguidos em sua homenagem, mas o mais significativo, sem dúvida, é o seu cárcere.
Vítor é um dos santos mais amados e venerados pelos habitantes de Milão. Tendo sido martirizado naquela cidade, sua prisão e seu martírio permanecem vivos na memória do povo, que sabe contar até hoje, detalhadamente, seu sofrimento, apontando com precisão os locais onde as tristes e sangrentas cenas aconteceram no início do século IV.
O culto ao mártir são Vítor, o Mouro, se espalhou pelo mundo católico do Ocidente e do Oriente, sendo invocado como o padroeiro dos prisioneiros e exilados.

*****
Mensagem do dia

Cada avanço da Ciência, procede de uma nova 
ousadia da imaginação. (Walter Waeny).

Um feliz e abençoado mês 
de maio, mês de Maria, 
mês das Mães... com
saúde, paz e amor.
Saudações e 
abraçosSR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: