sábado, 11 de maio de 2013

CICC promove ação educativa na 11ª Semana Brasileira de Museus


Neste mês de maio, o CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) participará da 11ª Semana de Museus, evento nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5), com ações educativas que englobam mostras de Física e Linguagens. As atividades nacionais da Semana de Museus estão concentradas entre 13 e 19 de maio, em 535 municípios de todo o País, com o tema “Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social”.
Em Rio Preto, o tema será desenvolvido no CICC, que é considerado um tipo de museu, por meio de duas atividades centrais. Nos dias 11 e 19 de maio, às 16h, acontece a intervenção “Língua Portuguesa no Mundo Contemporâneo”, em que monitores do Espaço de Linguagens vão abordar a história, a influência e a importância do nosso idioma no mundo moderno. Nos dias 18 e 26, às 16h, o Espaço da Física contará com a apresentação “Energia e suas transformações”, também feita por monitores, que trarão a história da física em relação à energia e os mitos associados a esse tema.
Além disso, o CICC incluiu na programação duas exposições que já estavam montadas: na exposição “Epigrafia”, os participantes podem ver uma réplica da Pedra de Roseta, na qual estão registrados mais de 1.400 anos de segredos do Antigo Egito. Já “Murmúrios da Terra: A saga das naves Voyager pelo Sistema Solar” descreve a história, os desafios e as descobertas dos planetas gigantes gasosos. Tais mostras ficam no local até o final mês.
Para o coordenador de mostras e astrônomo do CICC, Alexandre Neves, a Semana vem ao encontro da proposta de atuação do CICC e é uma forma de alfabetizar cientificamente as pessoas. “Na maioria das vezes, as pessoas têm conceitos errados sobre certos assuntos científicos. As ações trabalhadas têm como objetivo trazer esses esclarecimentos”, explica.
Além do CICC, o Museu Histórico e Pedagógico D. João VI, localizado no prédio da Biblioteca Municipal de Rio Preto, está inscrito na 11ª Semana de Museus.
Sobre a 11ª Semana de Museus
Proposto pelo Icom (Conselho Internacional de Museus), esse evento é realizado anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18/5), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data.
Neste ano, 1250 museus e organizações culturais estão participando da 11ª Semana, promovendo 3.911 atividades.

Atividades em prol da 
11ª Semana de Museus no CICC
Mês de maio
Local: CIECC (Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura) 
Av. João Batista Vetorazzo, n°500, Distrito Industrial
Informações: (17) 3232-9426
Entrada franca

Nenhum comentário: