quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sarau com Slam em Guarujá- SP, hoje às 20h00



Competição

Os Slams quase sempre são competitivos, mas nem sempre foram. Na França por exemplo é muito comum se chamar de Slam uma noite de declamação de poesias, mesmo que não haja competição.

"Um slam de poesia é um evento de poesia performática atual que geralmente culmina em uma batalha figurativa entre os slammers (poetas de slam). Nos elitistas muros da academia, alguns professores de literatura ridicularizam a noção de competições de performance de poesia. Eles parecem ignorar o fato que competições literárias tem uma história longa e honorável. Dioniso, o antigo Deus Grego da fertilidade, (também acreditado como inventor do vinho), observava seus extáticos adoradores enquanto eles bebiam sangue de animais e dançavam em orgiástico frenesi enquanto os poetas/dramaturgos Eurípedes e Sófocles, para nomear um par famoso, competiam pelo primeiro prêmio em festivais de competições patrocinados por cidadãos proeminentes." diz Marc Smith, (Slampapi so what? ) e conclui "(...) O concurso é um recurso quase teatral, não é feito para ser um teste final de uma performance ou texto. É um drama natural que no momento em que está acontecendo faz todos pensarem quem irá ganhar, quem vai ganhar a nota mais alta, quem vai faturar o prêmio. Meia hora depois a maioria das pessoas já esqueceram-se das notas, mas, felizmente, não dos poemas (...)"
Como tudo, a competição tem seus prós e contras.
No ZAP! ninguém é obrigado a competir, por isso mesmo fazemos o "Microfone Aberto" antes do Slam pra que todos (inclusive os que detestam participar de concursos e competições) possam participar. Mas, uma vez dentro do jogo é bom saber: regras são regras, e elas são iguais para todos!
Um Slam diz respeito basicamente a duas coisas: poesia + performance. Para se entender o Slam é preciso primeiro falar em spoken word.
Literalmente “palavra falada”, ou poeticamente “poesia falada”, o "spoken word" é uma performance na qual as pessoas recitam textos. Pode acontecer em vários contextos: literatura, artes plásticas, música, mas sempre com foco na oralidade.
Slams ou poetry slams são encontros de poesia onde há performances de “spoken word” geralmente em forma de competição. Criado por Marc Smith (Slampapi -so what?) em Chicago, nos anos 80, o Slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando por todo mundo.
Estima-se hoje que existam pelo menos 500 comunidades de Slam em países como Irlanda, Inglaterra, Austrália, Zimbabwe, Madagascar, Israel, Singapura, Polônia, Itália e até mesmo no Pólo Sul, no Hawaí e agora no Brasil, sendo que as maiores comunidades fora dos EUA estão na França e na Alemanha.


Hip Hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos.
O Hip Hop proporciona a prática de atividade física, num ambiente divertido, através de movimentos expressivos, trabalhados por meio de coreografias adaptadas às idades em questão, priorizando uma educação motora consciente e global.

Fonte: http://www.facebook.com/events/281780808577635/permalink/284891314933251/


Evento: Sarau com Slam
Local: Malok Style Bar
Endereço: Avenida São João, 286- Guarujá - SP
Data: 25 de abril 
Horário: 20h
Evento gratuito
Poetas, escritores,amantes da cultura HIP HOP

Nenhum comentário: