terça-feira, 24 de abril de 2012

Campanha orienta população sobre hipertensão arterial e “Noite preventiva de saúde” no Estoril



A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza hoje, terça-feira (24/4), até a próxima sexta-feira (27/4), campanha de orientação à população sobre os perigos da hipertensão arterial. A ação é realizada em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado anualmente em 26/4.
Na programação estão palestras em salas de espera das unidades de saúde e escolas, aferição de pressão arterial com encaminhamento dos casos em que apresentarem alterações, distribuição de material educativo sobre a doença e até pedágio para orientar motoristas sobre o tema.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão ocorre quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9. Tem mais riscos de desenvolver a doença quem consome mais bebida alcoólica, tem hipertensos na família, está com excesso de peso, usa muito sal na alimentação, é diabético, que não tem uma alimentação saudável e pessoas da raça negra.
Hipertensos
Segundo dados do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, existem 28.341 pessoas cadastradas no sistema Hiperdia do Ministério da Saúde que sofrem de hipertensão arterial em Rio Preto. Outros 10.236, além da doença, também possuem diabetes, o que pode agravar a situação do paciente.
Mais da metade dos hipertensos acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Rio Preto está acima do peso, um total de 59,8% dos acompanhados, o que aumenta as chances de complicações por doenças. Do total de pessoas acompanhadas, 59,2% é sedentária, ou seja, não pratica qualquer tipo de atividade física e 16,29% são tabagistas.
Os dados são de um estudo da Vigilância Epidemiológica, realizado em 2010. A pesquisa revela ainda que 6,88% já sofreram infarto, 5,4% foram vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e 3,99% têm doenças renais provenientes da hipertensão.
Tratamento
O tratamento de hipertensos na rede pública de saúde pode ser realizado em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município, por meio do programa ‘Tempero da Vida’, que possui acompanhamento de equipe capacitada para dar o suporte necessário à doença, bem como esclarecer dúvidas do paciente.
Para realizar o tratamento e acompanhamento da doença na rede pública de saúde, basta que o hipertenso procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa portando documento de identidade e comprovante de residência. O indivíduo será cadastrado nos grupos e passará por acompanhamento periódico, tanto médico como de enfermagem, que vai monitorar o peso e variações da hipertensão arterial.
Dentro do programa, o paciente também tem acesso gratuito aos medicamentos indicados pelo médico, que podem ser retirados diretamente nas farmácias das Unidades de Saúde e orientação nutricional.
Outra facilidade existente na rede voltada ao atendimento de hipertensos é o Programa de Entrega Domiciliar de Medicamentos, no qual, após cadastro na própria Unidade de Saúde, o paciente passa a receber em casa periodicamente os medicamentos prescritos pelo profissional médico.
Os pacientes cadastrados em ambos os programas também têm à disposição em mais de 90 pontos diferentes aulas de Lian Gong, prática oriental em 18 terapias, para tratar e prevenir síndromes doloridas no pescoço, nos ombros, na região lombar e nas pernas, além de outras doenças crônicas, além das Academias para Todas as Idades, grupos de caminhada e capoeira.

“Noite preventiva de saúde” 
nesta quarta-feira no Estoril

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realiza amanhã, quarta-feira (25/4), 2ª Noite Preventiva de Saúde, no Centro de Saúde Escola (CSE) Estoril. O objetivo da ação, que será realizada das 17 às 21 horas, será oferecer atendimento à população que trabalha durante o dia e não tem tempo para ir até à unidade no horário normal de funcionamento.
 Serão realizados exames como papanicolaou, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre postura. Também serão realizados exames para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatite, além de atualização do calendário vacinal para pessoas que estiverem as vacinas em atraso.
 Basta levar um documento com foto, a carteira de vacinação ou Manual vivendo com qualidade.

Noite Preventiva de Saúde 
Data – 25/04/2012 (quarta-feira) 
Horário - 17 às 21 horas 
Local - CSE Estoril (Rua Caetano Elzo Rogério, 1800) 

Nenhum comentário: