quinta-feira, 5 de julho de 2012

FIT traz produções nacionais nesta sexta-feira


O FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto apresenta diversas produções nacionais para o público nesta sexta-feira (6/7). Estão na programação quatro espetáculos nacionais do Rio de Janeiro e São Paulo. Também compõem a grade dois espetáculos infantis, três internacionais, um local e um de rua, além de uma atividade formativa.
 No Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, às 21 horas, a companhia carioca Breu apresenta o espetáculo “Breu”. A peça trata das relações humanas e sua precariedade durante a ditadura militar, período considerado de “breu histórico”. A história se passa no subúrbio do Rio de Janeiro, quando duas mulheres se encontram para fazer cachorro quente. Porém o medo e a desconfiança rodeiam a trama e levam as personagens a uma narrativa de suspense.
 O Teatro do SESC recebe o espetáculo “Ninguém Falou que Seria Fácil” da Cia. Foguetes Maravilha (RJ), às 19 horas. A produção gira em torno das relações familiares e do cotidiano, por exemplo, uma discussão de casal que resulta na troca de papéis dentro da relação. Questionamentos e reflexões sobre paternidade, infância e companheirismo tecem a trama.
 Outro representante carioca, o grupo GPS Produções Artísticas Ltda, se apresenta no Graneleiro da Swift às 19 horas e às 21 horas. O grupo já ganhou dois prêmios Shell e agora traz para Rio Preto o espetáculo “Ato de Comunhão”. A peça é um monólogo, baseada em um fato real ocorrido na Alemanha, que envolve o público em uma história de homicídio e antropofagia.
 No Teatro Municipal Paulo Moura, às 19 horas, será apresentado o espetáculo “Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. A peça encena a primeira hip-hópera brasileira. Inspirada em mitos órficos, os atores MCs cantam as letras-poesias que contam sobre a formação do povo brasileiro. É o resultado de três anos de pesquisa do grupo e faz referências às danças populares e a cultura hip-hop.
 Entre os espetáculos internacionais estão “Bretch – The Hardcore Machine”, da Cia. Kosztolányi Dezsõ Theatre (Sérvia), que se apresenta no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI), às 19 horas e 21 horas; “Eletric Party Songs”, do Open Program of the Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália), às 19 horas, no Espaço de Convivência da Swift, e no mesmo local, o espetáculo “Otra Frecuencia – Audio-Performance de a Dos”, do BiNeural MonoKultur (Argentina / Alemanha), a partir das 20 horas.
 As crianças vão se divertir com o espetáculo “As Três Mulheres Sabidas”, da Cia. Dedo de Prosa (SP), no Teatro Municipal Nelson Castro, às 16 horas e às 19 horas e com o espetáculo “Anjo de Papel”, da Cia. Fios de Sombra (SP), às 16 horas e 19 horas, no Espaço de Arte da Fábrica de Sonhos.
 As ruas da cidade também vão contar com duas produções. “Domdeandar”, da Cia. Teatral ManiCômicos, será apresentado na praça Dom José Marcondes, às 15 horas. E “O Sol que Nasce Seu”, uma produção local da Cia. Balé de Rio Preto será apresentado em dois horários: às 9 horas, na Feira Livre do Jardim Paulista e às 17 horas, no Parque da Represa Municipal.
 Além dos espetáculos, compõe a grade a atividade formativa “Exercises for Rebel Artists”, com Guillermo Gómez-Peña e integrantes do La Pocha Nostra (EUA), na Sala de Expressão 2 – SESC, das 13 horas às 20 horas, com workshops multidisciplinares destinados a atores, dançarinos e performers que sejam maiores de 18 anos.
 A 12ª edição do FIT é uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM, com produção de Fama Produções e Consultoria. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Nenhum comentário: