terça-feira, 3 de julho de 2012

Começa nesta quarta-feira o nosso 12º FIT


Inspirado em Shakespeare,
“Romeu e Julieta” abre o 12º  FIT

A 12ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto começa nesta quarta-feira (4/7), às 20 horas, no Anfiteatro da Represa Municipal com apresentação de abertura do clássico “Romeu e Julieta”, do Grupo Galpão (MG). O espetáculo reconstrói o romance de Shakespeare em um cenário inspirado no sertão mineiro de Guimarães Rosa. Comemorando 30 anos, o grupo Galpão é a única companhia do país que já se apresentou no “Globe Theatre”, em Londres.
 Com concepção e direção de Gabriel Villela, a peça explora o texto original do romance, mas inova utilizando técnicas de circo-teatro, características do grupo. A cultura brasileira se destaca na narração e nos elementos presentes no cenário e adereços, além de músicas típicas. O espetáculo estreou em 1992, se tornando sucesso no Brasil e exterior. Por esse motivo e em comemoração as três décadas de existência do grupo, o público ganha como presente a remontagem do espetáculo gratuitamente.
 Cerca de cinco toneladas de cenário serão montadas no local, em uma estrutura capaz de receber 7 mil pessoas no total. Durante os onze dias de Festival serão apresentados 29 espetáculos nacionais e dez internacionais, além de nove atividades formativas. No total, serão 115 apresentações grandiosas, espalhadas pelos teatros, praças, ruas e no principal cartão postal da cidade.
 A 12ª edição do FIT vai até o dia 14 de julho. É uma realização do SESC-SP e Prefeitura Municipal, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Guarani e Bebidas Poty, apoio do Governo do Estado de São Paulo, ProAC – Programa de Ação Cultural, Funarte, SESI e TV TEM, com produção de Fama Produções e Consultoria. A programação completa está no site www.festivalriopreto.com.br.

Nenhum comentário: