terça-feira, 15 de maio de 2012

Assistência Social de Rio Preto realiza Semana de Combate ao Abuso de crianças e adolescentes


A Secretaria Municipal de Assistência Social de São José do Rio Preto deu início ontem, segunda-feira, 14/5, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Até o dia 18 de maio serão realizadas uma série de mobilizações com distribuição de material informativo – cartazes, folders e adesivos – que visam chamar a atenção para o tema “Violência Sexual é Crime”.
 Neste ano, a campanha traz como apelo “Os criminosos estão próximos”, que convoca toda a população a denunciar casos de abuso e exploração sexual. Sendo que as denuncias pode ser feitas de forma anônima, usando o Disque 100.
 Segundo dados do Crami (Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância) de Rio Preto, em 2011 foram feitas 178 notificações de violência, sendo que 61% delas foram cometidas por pessoas próximas à vítima (12% pai; 9% padrasto; 20% parentes; 20% conhecidos).
 Entidades que queiram participar da Semana e ajudar na divulgação devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social pelo telefone (17) 3211-6510.
 Data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil foi criado em 18 de maio de 2000 pela Lei Federal nº 9970/00, com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.
 A data foi escolhida em razão do crime conhecido como “Crime Araceli”, nome de uma menina de oito anos de idade que foi estuprada e assassinada em Vitória (ES), em 1973. Os autores desta violência nunca foram punidos.
 Desde então, todos os anos a data é marcada por solenidades e apresentação de ações de órgãos públicos e da sociedade civil no combate a esta grave violação de direitos humanos.

Nenhum comentário: