quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mercado Municipal traz mostra fotográfica de Edson Baffi para marcar 1 ano sem o fotógrafo


Edson durante sua exposição sobre raça negra.

O Mercado Municipal de Rio Preto abre nesta quinta-feira (23/02) uma mostra fotográfica com a obra de Edson Baffi. A iniciativa é uma homenagem ao 1º ano de sua morte, que se completa neste dia 23 de fevereiro.
Baffi, profissional que atuou entre 1970 e 2010, construiu um arquivo com aproximadamente 100 mil imagens dos principais acontecimentos e personalidades da história de São José do Rio Preto.
A exposição “Edson Baffi, um olhar imortal”, apresentará ao público 50 imagens sobre diferentes temas, entre eles o início da construção do calçadão, a avenida José Munia ainda sem pavimento e nenhum empreendimento comercial, a Swift como palco de apresentações culturais, a implosão das torres do edifício Itália e a expansão urbana com a invasão dos condomínios à margem da represa municipal, além de cenas curiosas e pitorescas do dia a dia.
Segundo o jornalista Edinho Baffi, filho do fotógrafo, foram escolhidas para a exposição imagens que traduzem a paixão de seu pai pelo fotojornalismo e por Rio Preto. “Meu pai deixou um arquivo muito vasto e democrático. Tivemos o cuidado de selecionar imagens que ainda não foram apresentadas em exposições anteriores e que representam a intensidade das transformações urbanas e sociais vividas por Rio Preto nas últimas quatro décadas”, destaca Edinho.
A mostra tem por objetivo colocar em foco a os fatos relevantes que marcaram a história de Rio Preto nas últimas décadas.
Edson Baffi foi titular da cadeira 15 da Academia Rio-Pretense de Letras e Cultura (ARLC) e construiu uma carreira repleta de prêmios e reconhecimento público. Como repórter-fotográfico atuou nos principais veículos de comunicação da cidade, como o Diário da Região, Dia e Noite, Folha de Rio Preto e A Notícia. Também teve diversos trabalhos publicados nos principais veículos de comunicação do país, como os jornais O Globo, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e revistas Veja e Cruzeiro.
A exposição conta com o apoio da Secretaria de Comunicação Social e pode ser visitada gratuitamente pelo público a partir desta quinta-feira, na entrada principal do Mercado Municipal.

Saiba mais sobre este querido amigo em matéria publicada em 
nosso blogue apaginadavida no dia de seu sepultamento.

Nenhum comentário: