terça-feira, 1 de abril de 2014

São José do Rio Preto atinge meta de 80% de adolescentes na vacinação contra HPV


O município de Rio Preto já atingiu a meta de 80% de adolescentes, com idade entre 11 e 13 anos, imunizadas contra HPV. Desde o início da campanha, no último mês de março, já foram vacinadas 6.769 meninas, o que corresponde a uma cobertura de 82,12%. Ao todo são 8.242 adolescentes nesta faixa etária na cidade.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, mesmo com a meta alcançada, a vacinação continua em todas as 26 unidades básicas de saúde do município.
“As meninas que completaram 11 anos depois do início da campanha devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima, assim como as que já estão na faixa etária da campanha e ainda não foram vacinadas”, afirma a enfermeira.
O esquema adotado pelo Ministério da Saúde prevê a aplicação de três doses para a imunização completa das adolescentes. A primeira deve ser aplicada agora, a segunda seis meses após a primeira e a última cinco anos após a primeira.
HPV
Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto.
Em Rio Preto, foram 99 casos de HPV no ano passado. Entre 2006 e 2013, 88 mulheres morreram no município vítimas de câncer do colo de útero. O papanicolaou está disponível em todas as 26 unidades de saúde do município, basta que as mulheres procurem a recepção das unidades para o agendamento.

Nenhum comentário: