domingo, 30 de março de 2014

Câmpus do Ibilce entrega documentos da ditadura para Comissão da Verdade


1º de abril de 1964. Às 9:30 da manhã o Instituto Isolado de Educação de São José do Rio Preto, antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), futuro Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), sofreu intervenção do Estado, tornando-se, assim, a primeira faculdade do Brasil a sentir a força da mudança que o povo brasileiro enfrentaria pelos 20 anos seguintes.
Na próxima semana, ao completar 50 anos do golpe, e dessa intervenção, o Ibilce encaminha todo o processo judicial e outros documentos correlatos para a recém-criada Comissão da Verdade da Unesp, presidida pela professora Ana Maria Martinez Corrêa, cuja posse acontecerá no próximo dia 31 de março, às 17h, na Reitoria da Unesp, em São Paulo.
A Comissão da Verdade da Unesp, tal qual as demais formadas em outras universidades, busca identificar e esclarecer as eventuais violações aos direitos humanos ocorridas no interior da Instituição; recomendar propostas de reparação aos atingidos; organizar entrevistas e testemunhos; mapear as iniciativas e pesquisas já realizadas.
O resultado será a redação de um relatório geral, a ser anexado ao da Comissão Nacional da Verdade. Essa documentação comporá o acervo criado para este fim no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, a partir de dezembro de 2014.
Sobre a intervenção na antiga Fafi
De acordo com Maria Aparecida Blaz Vasques Amorim, autora do trabalho “No interior... Ditadura Militar e Ensino Superior (Fafi/Unesp)”, dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), em 1976, com a criação da Unesp, houve a unificação de 14 Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, institutos que, de acordo com Anna Maria Martinez Corrêa (2006), haviam sido criados de maneira desordenada.
Durante a realização de seu trabalho, Maria Aparecida teve acesso a todos os documentos históricos sobre a intervenção acontecida em 1o de abril de 1964 pertencentes à Biblioteca do Ibilce. Uma pequena amostra do material consultado consta como anexo de seu trabalho, que está disponível para download na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP (http://goo.gl/F2SXiS).
 Sobre a Comissão da Verdade
A partir da criação da Comissão Nacional da Verdade pela Presidência da República, em maio de 2012, um conjunto de comissões - universitárias, governos de Estado, câmaras legislativas, entidades de classe, entre outros – foram se formando pelo país. Todas trabalham com a perspectiva de apurar as consequências do regime ditatorial instalado no Brasil.

Nenhum comentário: