Cursou História da Música na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Rio Preto.
E não parou mais com suas apresentações: abertura no evento de encerramento do Mapa Cultural Paulista, no Memorial da América Latina, em 1999; apresentação no festival “Olhar a dança”, no SESC Rio Preto, em 1997; audições de piano em Votuporanga, Catanduva, Rio Preto e outras cidades da região.
Assim como a música, a dança também fez parte de sua história. De 1992 a 1999, foi diretor e regente do grupo de dança afro Dindara. Em 1999, esteve em Luanda, capital de Angola, pesquisando danças e tradições africanas.
Depois veio o teatro. Escreveu as peças “Nostalgia, tangos e amores”, em 2006, e “Vita & Baca”, em 2013, com apresentações no Teatro Municipal e no Teatro Nelson Castro, em Rio Preto. Também atuou em ambas as peças. Foi criador e diretor do grupo teatral Balumuca e fundador da companhia teatral e musical Andanças.
Foi integrante do Conselho Municipal do Negro e cofundador da FUSOCAAB (Fundação Sociocultural Afro-brasileira) e, em parceria com o SESI de Rio Preto, organizou a exposição de 40 obras de arte de artistas plásticos negros.
Em 2013, foi uma das 30 personalidades de Rio Preto homenageadas na exposição “Cultura Retratada”, no SESC.
Adentrou também na literatura, participando da coletânea “Prosas e Versos de Natal”, pela Casa do Livro, em 2000. E, em 2014, mais uma etapa de sua história com as artes foi escrita com o nascimento do livro infanto-juvenil “Zeca da Sabina”.
Imbá, como gosta de ser chamado, tem 76 anos e fez tudo isso depois de se aposentar como 1º Tenente do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Gosta de cultivar frutas e legumes no quintal de sua casa, de receber os amigos e familiares e de escrever acrósticos para as pessoas queridas. É autor de canções, poemas, peças e prosas, mas acima de tudo é autor de sua própria história.
Lançamento do livro “Zeca da Sabina”
Autor: José Afonso Imbá
Ilustrações: Alex Sander
Editora: Vitrine Literária
Preço do exemplar: 20,00
Data: 09 de abril (quarta-feira)
Horário: a partir das 20h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”
Informações: 3202-2316
Nenhum comentário:
Postar um comentário