terça-feira, 9 de abril de 2013

IPCs de março serão divulgados nessa quarta-feira


A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto divulga nesta quarta-feira (10/04), às 10 horas, no 4º andar da Prefeitura, os IPCs –Índice de Preços ao Consumidor Geral e da Terceira Idade referentes ao último mês de março.
O IPC é medido pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia em parceria com as Faculdades Dom Pedro II e Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Após a divulgação, a pesquisa completa dos IPCs Geral e da Terceira Idade estará disponível no Portal Rio Preto, site oficial da Prefeitura (www.riopreto.sp.gov.br), na página da Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, no setor de Estudos Socioeconômicos.

Divulgação do IPC de março
Data:  10/04/2013 (Quarta-feira) 
Horário: 10h 
Local: Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação - avenida Alberto Andaló, 3.030 - Centro - 4º andar.


Assistência realiza 
capacitação para Vigilância

A Secretaria de Assistência Social de São José do Rio realizou a primeira oficina de capacitação dos profissionais da pasta, na área da Vigilância Socioassistencial. Os trabalhos de construção da Vigilância no município tiveram início no final de abril e conta com a consultora especializada na temática socioterritorial e políticas sociais, Dirce Koga.
 A oficina, realizada nesta segunda e terça-feira (8 e 9/4), teve a participação das 14 coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS,  Transferência de Renda/Cadastro Único. Também integraram os trabalhos, as coordenadoras dos dois Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS e Centro POP.
“É um momento de compreensão, por parte de todos os técnicos, do fluxo de trabalho que envolve a constituição da Vigilância Socioassistencial dentro da Secretaria e a importância da produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos, da nossa cidade, como preconiza o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, explica a secretária Helena Cristina Marangoni.
 A oficina teve como objetivo identificar as formas de controle de informações utilizadas pelas Proteções Básica e Especial, dentro dos serviços públicos de assistência. “A construção da Vigilância acontece com a gestão do planejamento das ações de acordo com a demanda populacional de cada território, dentro do município. Daí, a importância de integrar os profissionais, para que cada um conheça melhor o que o outro realiza dentro da Secretaria. Assim, podemos pensar a Vigilância a partir da demanda de cada território e não da oferta dentro dos serviços públicos”, ressalta a consultora Dirce Koga, que é Pós Doutora em Serviço Social e doutora pela PUC/SP, e  é autora de vários livros, entre eles "Medidas de Cidades".
A criação da vigilância irá nortear e melhorar ainda mais, muitos dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria de Assistência, frente à necessidade da população em consonância com as políticas públicas estabelecidas pela Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS nº 8742/93, que integra agora o SUAS com a nova Lei 12.435/2011.

Nenhum comentário: