sábado, 13 de abril de 2013

Campanha de vacinação contra gripe inicia na 2a.


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto inicia na próxima segunda-feira (15/4), campanha de vacinação contra gripe. Todas as 26 salas de vacina do município vão estar abertas para receber a população.
Nesse ano, deverão ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, desde que apresentem prescrição médica.
Segundo a enfermeira e coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, Michela Dias Barcelos, a vacina imuniza contra a gripe A H1N1 e também contra os vírus influenza A H3N2 e B. 
Em Rio Preto, entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, existe um total de 80,9 mil pessoas. Com relação aos pacientes com doenças crônicas, não há uma estimativa, porém, no ano passado, foram imunizados contra a influenza, um total de 30 mil pessoas.
“O objetivo da campanha é imunizar a população para que sejam reduzidas as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe”, afirma Michela.
Cerca de 360 profissionais vão estar envolvidos na campanha. 
Para ser vacinada, a pessoa deve ir até à unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e, se possível, caderneta de imunização para atualização do calendário vacinal.

Nenhum comentário: