sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Procon faz reunião com CDL Rio Preto e Dezembro registra deflação de 0,17% no IPC-Geral


O diretor do Procon Rio Preto, Alcides Zanirato, se reuniu nessa sexta-feira (18/01), com membros da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José do Rio Preto (CDL), na sede do órgão de defesa do consumidor.
 De acordo com Zanirato, a reunião teve por objetivo estabelecer parcerias para orientação dos lojistas afiliados à CDL quanto à legislação de defesa do consumidor.
 “Queremos, de acordo com a lei, que todos os estabelecimentos comerciais tenham à disposição o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o diretor do Procon. Cartilhas foram disponibilizados ao CDL para distribuição aos associados.
 Para o vice-presidente da CDL, Flávio Bianchini, a parceria foi bem avaliada. “Serão realizadas palestras de orientação com os afiliados, o que deverá beneficiar também os consumidores”, diz.
 Reclamações 
 Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupatempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.
 Outro ponto para reclamação é o Posto Avançado da Região Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado (Av. Monte Aprazível, 2640, Eldorado).

Dezembro registra deflação 
de 0,17% no IPC-Geral

A queda nos preços de produtos do grupo de Habitação e Transportes provocou deflação de -0,17% no IPC - Índice Municipal de Preços ao Consumidor e de -0,16% no IPC da Terceira Idade, no último mês de dezembro. Os índices foram divulgados nessa sexta-feira, dia 18/01, pela Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Inovação e Tecnologia de São José do Rio Preto.
 A pesquisa é realizada mensalmente sobre o preço de mais de 20 mil itens, em parceria com a Faculdade Dom Pedro II.
 Entre as quedas registradas, no grupo da Habitação, os preços de televisores contribuíram em -0,199%, com variação de -20,48% e o valor do botijão de gás com -4,13%. No setor de vestuário, as maiores quedas registradas foram nos preços de blusas e sandálias/chinelos femininos.
 Segundo a economista Emília Toledo Leme, embora tenha sido registrada deflação em dezembro, houve alta no preço dos alimentos. “O grupo de alimentos pressionou o índice de preços ao longo de todo o ano de 2012 e contribuiu em 86% para o acumulado, que foi de 3,64%”, afirma.
 Para o economista Hipólito Martins, da Dom Pedro II, a inflação local ficou abaixo da nacional e a tendência é de que se mantenha estável ao longo de 2013.

Nenhum comentário: