quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Parabéns à você, nesta data querida, muitas ..... e Santo do dia de hoje São Honorato de Arles


ADONIAS ANTONIO FERREIRA,
ALE EMIDIO MUSSI,
ANTONELLA LUCAS TEIXEIRA,
ELAINE TEREZINHA LONGO PIMENTEL,
ELIZEU ANTONIO ZANATHA,
EZELINDA BEGA GARUTTI,
FRANCISCO CARLOS RODRIGUES,
IRIS AP. MARQUES URBINATI,
JOAO CESAR JURKOVICH,
LUDIMILA PORFIRIO LOURENÇO,
MARCOS CLAUDIO RAMIRO, 
MARLUCE ABADIA MACHADO SIMÕES,
PEDRO NUNES PEREIRA,
RAQUEL BRAGANTE,
ROSANGELA P. CUNHA SOUZA,
THEOPHILO CAES CERANTOLA,
VILMA TEREZINHA DE MELO SILVA,
VALTER PISSINATTI e
WILSON DONIZETE MAGRI.

*****
Santo do dia de hoje

São Honorato de Arles

Honorato era filho de uma nobre família romana, tendo vivido lá pela metade do século IV. Como todo nobre, recebeu educação elevada que, ao contrário do que esperava a família, usou-a como monge e pastor para firmar-se como líder da Igreja. Converteu-se depois de adulto, mesmo pressionado pelos pais para que abandonasse a fé. Acabou conseguindo converter o irmão, Venâncio. 
Assim que os pais morreram, os dois irmãos se desfizeram de todos os bens, doando tudo aos necessitados e se transformando em pregadores. Tendo Crepácio como guia espiritual, viajaram espalhando o Catolicismo pela Síria, Grécia e outras terras. Quando Venâncio morreu, Honorato resolveu voltar à Itália, onde se ordenou sacerdote. 
Mas voltou a viajar com Crepácio, até que fincou raízes numa ilha desabitada, chamada Lerins. Que, aliás, passou a ser conhecida como "Ilha Feliz". Isso porque Honorato fundou ali um mosteiro de elevada inspiração espiritual e intelectual. Tornou-se rapidamente uma venerada escola de monges. 
Dali saíram santos e escritores célebres como Santo Hilário, São Lupo, Cesário de Arles, Vicente de Lerins e tantos outros. O apelido de "Ilha Feliz" veio da alegria com que se praticavam os preceitos cristãos no mosteiro, graças à orientação de Santo Honorato. Ele costumava dizer a seus discípulos que "quem é virtuoso não precisa estar triste" e seu humor contagiava a todos que o rodeavam. 
O mosteiro resistiu e semeou fé até a Revolução Francesa, quando os monges foram desterrados e a construção confiscada. Somente 50 anos depois é que o bispo de Fréjus conseguiu reconstruí-lo, trazendo-o de volta para sua função original. 
Quanto a Santo Honorato, que teve que deixá-lo quando foi eleito bispo de Arles, faleceu em 429. Sobre ele escreveu Santo Hilário: "Se fosse preciso representar a caridade, eu retrataria a efígie de Santo Honorato".

É dia também de 


*****

*****

Mensagem de hoje 

Os homens são assim: podem resistir a 
argumentos sólidos, mas cedem ante um olhar.
 (Honoré de Balzac).

Boa quarta-feira com saúde, 
paz e muito amor.
Saudações 
e abraços
SR!!!!!
.....
....
...
..
.

Nenhum comentário: