sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CIECC discute amanhã a origem da consciência


O físico e coordenador de mostras do CIECC (Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura), Alexandre Neves, profere palestra neste sábado (29/09), a partir das 16h30, sobre “Consciência e filosofia: Monismo versus Dualismo”, que integra o programa Filosofísica, realizado pelo órgão.
O tema questiona os limites da consciência. “O pensamento Monista ou Materialista acredita que, quando a gente morre, nossa consciência acaba”, explica Neves. “Já o pensamento Dualista ou Espiritualista crê que nossa consciência não é produzida pelo cérebro e que, por isso, ela continua independentemente da vida”, pontua.
Para abordar o assunto, Neves irá trabalhar com base em estudos científicos existentes na área da consciência e também irá discutir experimentos clássicos já feitos. Porém, ele adianta que a ciência até hoje não tem uma comprovação de nenhuma afirmação a respeito da consciência. “Muitos neurocientistas clássicos se baseiam na linha de pensamento Monista, mas, de uns vinte anos para cá, aumentou significativamente o número de cientistas Dualistas”, afirma.
Para entender melhor sobre o assunto, basta participar do Filosofísica que será no Auditório do CIECC, localizado na Avenida João Batista Vetorazzo, 500, no Distrito Industrial.

Filosofísica: “Consciência e filosofia: 
Monismo versus Dualismo”
Dia 29/09 – sábado, às 16h30
Auditório do CIECC – Avenida João Batista Vetorazzo, 500 - Distrito Industrial
Entrada Franca

Nenhum comentário: