A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto avaliou um total de 6.813 crianças menores de cinco anos no primeiro dia da campanha de multivacinação, ocorrido no último sábado (18/8). O objetivo da ação é identificar as crianças que estão com vacinas em atraso e atualizar o calendário vacinal. A ação vai até o próximo dia 24/8.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, do total de crianças avaliadas no último sábado, 6,22%, o que corresponde a 424 crianças estavam com vacinas em atraso. Ao todo, a expectativa é avaliar a caderneta de pelo menos 25 mil crianças menores de cinco anos.
Para saber se caderneta de vacinação do filho está em dia, os pais devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. “São 25 unidades de saúde disponíveis”, ressalta Michela.
A campanha também tem como objetivo introduzir novas vacinas no calendário vacinal infantil como a VIP (vacina inativa contra poliomielite) que até o mês de julho era aplicada apenas via oral, independente da idade da criança.
A partir de agora, as duas primeiras doses da vacina – que devem ser aplicadas aos dois e quatro meses de idade do bebê – será injetável e a partir de seis meses serão aplicadas as gotinhas.
Outra novidade é a introdução da vacina pentavalente, que vai imunizar contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, que passará a ser aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário