terça-feira, 21 de agosto de 2012

Autor do livro que deu origem ao filme "Tropa de Elite” é um dos destaques da Feira do Livro


Um dos autores dos livros “Elite da Tropa” e “Elite da Tropa 2”, que deu origem aos longas-metragens nacionais que retratam o cotidiano do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais, Luiz Eduardo Soares é um dos destaques da programação desta quarta-feira (22/8) na 1ª Feira do Livro de São José do Rio Preto.
 Soares ministra a palestra “Narrar a Violência: a Literatura entre a Ficção e o Testemunho”, às 20 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. Durante a palestra, irá abordar o que o levou a escrever narrativa ficcional, ainda que privilegiando o caráter testemunhal dos relatos, com histórias vinculadas à realidade.
 Além de escritor e professor, Soares exerceu o cargo de Secretário Nacional de Segurança Pública; Subsecretário Estadual de Segurança; e Coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania, do Estado do Rio de Janeiro. Seu mais recente livro, “Tudo ou Nada”, narra a história do brasileiro preso em Londres por associação ao tráfico de duas toneladas de cocaína.
 A programação da Feira conta com outras quatro atividades: duas contações de história, um espetáculo teatral e uma oficina. Também, na Praça Dom José Marcondes, há os estandes de editoras e livrarias, para a comercialização dos mais variados títulos de livros.
 No Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Pública Municipal será realizada a contação “Histórias de Antanho”, de Augusto Pessôa. Durante a atividade, serão apresentados contos que permeiam o imaginário popular, fazendo o espectador refletir sobre as relações humanas. A contação de histórias será em dois horários, às 9h30 e às 14h30.
 O escritor de cordel, Frank Muniz, ministra a oficina “Sustentabilidade”, na Praça Dom José Marcondes, às 10 horas. Serão trabalhadas rimas com temas relacionados à sustentabilidade, para a elaboração de estrofes, enredo e composição de um cordel.
 Voltado para o público infantil, o espetáculo “A Menina Teresa”, da Cia. Ai dos Dois será apresentado no Teatro Municipal Paulo Moura, às 14h30. Na peça, uma menina resolve virar menino. Um dia, a garota sai em expedição ao quarto escuro de um menino, para desvendar os mistérios de quem usa cueca e acaba descobrindo muitos outros segredos.
 A Feira do Livro segue até o dia 25 de agosto. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Comunicação, Cultura e Educação, com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e Governo do Estado. A programação completa está disponível no site www.riopreto.sp.gov.br.

Nenhum comentário: