quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Humor é destaque na 1ª Feira do Livro de RP


O humor está em evidência nesta sexta-feira (24/8) na 1ª Feira do Livro de São José do Rio Preto. Múcio Medeiros ministra a contação “As Fábulas de Millôr”, às 9h30 e às 14h30; e Reinaldo Figueiredo, a palestra “No Mundo do Humor”, às 20 horas. Além dessas, a programação conta com uma oficina e dois espetáculos teatrais.
 Em homenagem ao Millôr Fernandes, que teve uma atuação permanente na imprensa, no teatro, na literatura e nas artes plásticas, a contação “As Fábulas de Millôr” traz algumas das principais fábulas narradas por ele. Entre elas: “O gato e a barata”, “O grande sábio e o imenso tolo”, “A sopa de pedras”, entre outras. A atividade, nos dois horários, será no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal.
 O casseta Reinaldo Figueiredo, durante a palestra, falará sobre o início no mundo do humor, por meio do jornal Pasquim, e de sua convivência com as personalidades Millôr Fernandes e Ivan Lessa. O público também poderá conferir um pouco sobre seu último livro “Noite de Autógrafos”. A atividade será no Teatro Municipal Paulo Moura.
 Ainda na sexta, será realizada uma oficina voltada para professores e educadores, às 9h30, no Auditório do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. Ministrada por Martha Pannunzio, “Histórias: contar e deixar que contem” irá discutir o conceito da contação de histórias, a origem, a tradição oral e escrita, as diversas espécies, bem como o papel dos contadores na atualidade.
 No mesmo horário, será apresentada a peça “Os Três Porquinhos”, da Cia. Le Plat du Jour, no Teatro Municipal Paulo Moura. O espetáculo traz dois açougueiros, Pipo e Pepe, que têm um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: carne de óculos, de bicicleta, de martelo, menos carne de verdade. A rotina dos dois personagens é modificada quando uma pessoa lhes pede carne de porco.  O mesmo espetáculo será reapresentado às 14h30, no mesmo local.
 Os alunos da Escola Municipal Silvio de Mello assistirão ao espetáculo “Menino Teresa”, da Cia. Ai dos Dois, às 10 horas. Na peça, uma menina descobre os segredos de ser menino, desvendando os mistérios de quem usa cueca. Depois da apresentação, terá um bate-papo com Marcelo Romagnoli, que assina o texto do espetáculo.
 A 1ª Feira do Livro segue até amanhã. Os estandes de editoras e livrarias funcionam das 9h às 20h, na Praça Dom José Marcondes. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Comunicação, Cultura e Educação, com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e Governo do Estado. A programação completa está disponível no site www.riopreto.sp.gov.br

Nenhum comentário: