quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Imaginário das crianças é trabalhado nas atividades da 1ª Feira do Livro de Rio Preto



Nesta quinta-feira (23/8) o público infanto-juvenil tem diversas opções para conferir a programação da 1ª Feira do Livro de São José do Rio Preto. O imaginário das crianças e adolescentes será trabalhado por meio das contações de histórias e apresentação de espetáculo teatral. 
 A Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular apresenta as contações “Histórias de Encantamento” e “Histórias Interativas e Recreativas”, no Setor Infanto-Juvenil da Biblioteca Municipal e na Praça Dom José Marcondes, respectivamente. A primeira, às 9h30, são lendas indígenas, contos populares, além de algumas histórias que integram o folclore brasileiro, as quais trabalham o ensinamento de valores sociais. 
 Durante a segunda atividade, às 14h30, os contadores Rosinha e Espoleta despertam no público a interatividade, com charadas, desenhos e brincadeiras. Será trabalhado o texto “A Bicharada Novidadeira”, de Chico dos Bonecos. 
 A Cia. Livre de Teatro apresenta a peça “Veludinho”, na Praça Dom José Marcondes, em duas sessões: às 9h30 e às 14h30. A trama conta a história de Edu, um garoto que sonha em ter uma espingarda, assim como todas as crianças. Junta o dinheiro que ganhou no aniversário e no natal e compra a arma de chumbo, mas não sabe as consequências que isso irá trazer para sua vida. 
 Após a apresentação, a escritora da obra que deu origem ao espetáculo, Martha Pannunzio participa de um bate-papo com as crianças e adolescentes. Martha é consultora do Núcleo Cirandando de Contadores de História e já publicou seis livros, todos com temáticas voltadas ao público infantil.
 Para fechar a programação do dia, o escritor, músico e jornalista Cadão Volpato ministra a palestra “Qual é a Música”, às 20 horas, no Teatro Municipal Paulo Moura. Durante a palestra, irá estabelecer um fio condutor entre contos, poemas e o romance. 
 A Feira do Livro segue até o dia 25 de agosto. Os estandes de editoras e livrarias funcionam das 9h às 20h, na Praça Dom José Marcondes. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Comunicação, Cultura e Educação, com apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural e Governo do Estado. 

Nenhum comentário: