sábado, 30 de junho de 2012

Selo marca 156 anos de Ribeirão Preto e 16 anos de reinauguração oficial do Theatro Pedro II


Os Correios lançam, neste sábado (30), às 19h30, na Sala dos Espelhos do Theatro Pedro II, Rua Álvares Cabral, 370 – Centro, em Ribeirão Preto (SP), selo personalizado alusivo aos 156 anos de Ribeirão Preto e 16 anos de reinauguração oficial do Theatro Pedro II.  
O lançamento da peça filatélica teve total apoio da prefeita municipal de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, através da iniciativa do proprietário da Agência Franqueada dos Correios – Shopping Ribeirão, Paulo Fernando Vieira, e do presidente da Fundação D. Pedro II, Josué de Lima Peixoto, que solicitaram aos Correios a confecção do selo personalizado.
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre o Selo

A peça, que marca os 156 anos de Ribeirão Preto e os 16 anos de reinauguração oficial do Theatro Pedro II, é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, de autoria do artista plástico Valério Diass, o selo estampa uma imagem apresentando do lado direito o prédio do Theatro Pedro II, e do lado esquerdo o Palácio Rio Branco, sede da prefeitura municipal de Ribeirão Preto. Completam o conjunto visual os dizeres: Ribeirão Preto – 156 anos e 16 anos de Reinauguração Oficial do Theatro Pedro II.  Na elaboração da arte, o artista utilizou a técnica de Crayon sépia e sangria sobre foto.
“Para mim, a arte deste selo teve uma grande importância, pois trata do patrimônio cultural em que foi criado, e desenvolvi meu estilo convivendo com esses prédios, principalmente quando estava cursando a Faculdade de Arquitetura; meu trabalho é muito colorido e confesso: tive um pouco de receio ao imaginar este selo monocromático, mas me inspirei num dos mais famosos exemplares da Filatelia Brasileira, o primeiro selo postal brasileiro, o "Olho-de-Boi", objeto de desejo de tantos colecionadores, inclusive para mim”, relatou o artista Valério Diass.
Foram produzidos 1.212 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da prefeitura e do theatro. 

Sobre a cidade de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Distante 313 km a noroeste da capital estadual e 706 km de Brasília, seu território, de pouco mais de 650 km² abriga uma população de 612 339 habitantes (IBGE/2011), classificando-o como oitavo município mais populoso do estado e a terceira maior cidade do interior paulista e brasileiro, atrás apenas de Campinas e São José dos Campos. Sua área urbanizada corresponde a 127 km², sendo a 17ª maior do Brasil em área urbana. 
Em um raio de pouco mais de 200 km do município encontram-se algumas das principais cidades do interior de São Paulo e de Minas Gerais – Sertãozinho, Franca, Barretos, São José do Rio Preto, Bauru, Jaú, Araraquara, São Carlos, Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d´Oeste, Campinas, São Sebastião do Paraíso, Passos, Poços de Caldas e Uberaba, sendo o acesso facilitado por boas rodovias que ligam este município a estas cidades. 
O município, portanto, situa-se no caminho que liga a Grande São Paulo à região central do País, relativamente próximo dos principais pólos econômicos e tecnológicos do Interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sul de Minas, sendo Ribeirão Preto também declarada recentemente em 2010 como "pólo tecnológico" pelo governo do estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto).

Sobre o Theatro Pedro II

Uma jóia incrustada no coração na Praça XV de Novembro, no tradicional Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto-SP, o Theatro Pedro II é o segundo maior teatro de ópera do Brasil e um espaço completo para abrigar grandes espetáculos nacionais e internacionais. 
Projeto original do arquiteto Hyppólito Gustavo Pujol Júnior, inspirado no Teatro Ópera Paris, seu estilo é marcado pela arquitetura francesa da metade do século XIX, no saguão e na platéia, bem como pelo iluminismo francês no foyer e na moldura os seis proscênios e pelo estilo art déco nos três lustres da Sala de Espelhos. O barroco italiano também tem sua expressão por meio de carrancas, grandes molduras e captéis decorativos na fachada. (Fonte: Thetaro Pedro II).


Nenhum comentário: