sábado, 30 de junho de 2012

Saúde vai fazer teste de Aids na Parada Gay


Distribuição de preservativos, material educativo e testes rápidos para Aids. Esses serão os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto durante a 11ª edição da Parada LGBTS - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, promovida pelo GADA – Grupo de Apoio aos Doentes de Aids, neste domingo (01/07).
 Os testes rápidos e distribuição de insumos serão realizados por técnicos do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, das 12 às 16 horas, no saguão da Prefeitura Municipal, localizada na avenida Alberto Andaló, 3030. O caminhão itinerante da Secretaria de Saúde também vai dar apoio no atendimento.
De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Prevenção e Diagnóstico em DST/Aids, Aracelis de Castro Achcar, o resultado da testagem rápida para HIV fica pronto, em média, em 40 minutos, ao contrário do convencional que tem resultado entre 10 e 15 dias úteis.
“Antes de realizar o exame, a pessoa vai passar por aconselhamento onde receberá esclarecimentos sobre a doença. O indivíduo também é submetido a uma avaliação da situação de risco e recebe as orientações sobre as possibilidades de diagnóstico.
 Caso o resultado seja positivo, o usuário residente em Rio Preto será encaminhado ao SAE -Serviço de Atendimento Especializado, que oferece tratamento tanto aos portadores do vírus HIV como para os doentes de Aids, além de distribuir gratuitamente a medicação para o usuário. Moradores de outras cidades serão referenciados para os serviços de atendimento no seu município de residência.
Testes 
Na rede pública de saúde, os testes de diagnóstico para Aids também podem ser realizados, de forma sigilosa, por meio do Programa Fique Sabendo, em qualquer uma das 25 Unidades de Saúde do município. Porém, como é o método convencional, o resultado fica pronto entre 10 e 15 dias. Além do exame para HIV, também é possível realizar sorologia para sífilis, hepatite B e C. 
Outro local em que esses exames também são oferecidos é o Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado na rua Ipiranga, 291, na Vila Esplanada, que faz tanto o teste rápido como o convencional, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O atendimento inclusive pode ser agendado pelo telefone (17) 3231-9939.
 Parada
Segundo a organização da Parada, o evento terá como atrações os DJs Edson Pride (Ribeirão Preto) e Paulo Pringles (São Paulo), além dos shows da cantora Lorena Simpson e do grupo Pedra Branca. A expectativa é de que o evento atraia cerca de 100 mil pessoas. A concentração do público será, a partir das 14h, em frente ao prédio da Prefeitura de São José do Rio Preto, seguindo para o Centro Regional de Eventos, onde ficará a estrutura para os shows.

Nenhum comentário: