sexta-feira, 22 de junho de 2012

Revolução Constitucionalista é destaque de evento filatélico na cidade de Lorena - SP


A filatelia estará em festa a partir deste sábado (23), na cidade de Lorena (SP). O motivo é a realização da Expofil – Lorena - 2012, entre os dias 23 e 27 de junho, e o 8º Encontro Filacap de Colecionadores, patrocinado pelos Correios, que acontecerá no fim da semana, durante a exposição, na Casa da Cultura de Lorena, Rua Viscondessa de Castro Lima, nº. 10, no centro da cidade.
Os Correios abrirão o evento, realizado pela Associação Cultural Filacap e pelo Clube Filatélico e Numismático de Lorena, às 9h deste sábado, com o lançamento do carimbo postal comemorativo e do selo personalizado alusivos aos 80 anos da Revolução Constitucionalista paulista.
Considerada o maior movimento cívico de São Paulo, a Revolução Constitucionalista foi tema de selos da programação regular em 1957 e 1982. O levante estadual, contrário ao governo provisório de Getúlio Vargas, exigia a promulgação de uma Constituição e defendia mais autonomia para os Estados.
Além das coleções expostas e visitas monitoradas realizadas durante a semana no evento, no sábado, às 13h, será possível conhecer mais sobre o tema, assistindo à palestra “Correio Militar MMDC”, ministrada por Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., presidente da Federação das Entidades Filatélicas do Estado de São Paulo – FEFIESP, vice-presidente da Federação Brasileira de Filatelia – FEBRAF e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. 
Sobre o mesmo tema, os visitantes da exposição também terão acesso a uma edição especial do jornal da Filacap que será distribuída gratuitamente.

Sobre o Carimbo 

O carimbo comemorativo apresenta, ao centro, a imagem do soldado presente no cartaz que convocava os paulistas para a Revolução. Na parte superior, em círculo, os dizeres “Exposição Filatélica Lorena 2012” e “80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo – 1932 – 2012”. Na parte inferior, Correios – Lorena – SP - 23 a 27.6.2012 (referente ao período de circulação do carimbo).
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Lorena (Rua Dom Bosco, 404 – Olaria) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


Sobre o Selo

O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas. 
A peça, que marca os 80 anos da Revolução Constitucionalista de São Paulo, é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, a peça também apresenta a imagem do cartaz que convocava os paulistas para a Revolução. Na parte superior, os dizeres: Revolução Constitucionalista – 1932 – 2012 – 80 anos.
A exposição estará aberta para visitação de 23 a 27 de junho. No sábado e no domingo, o horário de visitação será das 9h às 17h e nos demais dias, das 9h às 16h. A entrada é franca.



Nenhum comentário: