quarta-feira, 20 de junho de 2012

Carolina Merheb Dini aluna da Unesp de São José do Rio Preto é premiada em tese de pós-graduação


A aluna Carolina Merheb Dini, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Unesp de Rio Preto, ganhou, na categoria “Ciência e Tecnologia de Alimentos”, o Prêmio Capes de Tese Edição de 2011. No total, foram 45 teses premiadas nas 47 áreas do conhecimento.
A pesquisa premiada, orientada por Roberto da Silva e coorientada por Ana Lúcia Barretto Penna, intitulada “Produção, purificação e caracterização de protease de Thermomucor indicae-seudaticae N31 e avaliação de sua aplicação na fabricação de queijo Prato”, buscou produzir uma enzima substituta para a produção do queijo. Originalmente, a enzima utilizada é extraída do estômago de bezerros e tem custo elevado. “A partir de microorganismo especifico, produzimos a enzima em laboratório e a utilizamos na fabricação do queijo Prato, barateando os custos”, conta Carolina. “Os resultados obtidos foram os mesmos que teríamos se utilizássemos a enzima animal”.
Atualmente, Carolina está fazendo pós-doutorado na Unicamp, sob a orientação da professora Mirna Gigante. O estudo é feito em parceria com a Unesp de Rio Preto, onde ela produz as enzimas. Segundo ela, a pesquisa continua, mas agora numa escala maior. “Precisamos saber o potencial tecnológico e de mercado, isto é, se a enzima funciona em outros queijos e se o resultado é igual ao que ocorre com a enzima do estômago de bezerro”. A pesquisa da doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos já tem pedido de patente e está em processo de publicação.
Premiação
Desde 2005, o Prêmio Capes de Tese premia teses de doutorado levando em conta a originalidade, inovação e qualidade. O objetivo é valorizar as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).
Para Carolina, a premiação da sua tese foi uma motivação para continuar e  aprofundar pesquisa. “Com isso o meu projeto terá maior visibilidade e abrangência”, afirma. Para o orientador de Carolina, o professor Roberto da Silva, receber um prêmio de abrangência nacional como esse é, de fato, para qualquer pesquisador, um incentivo e reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Além disso, é um indício de que sua pesquisa está indo pelo caminho certo”.
A cerimônia de premiação ocorrerá em Brasília, na sede da Capes, no dia 11 de julho deste ano. Na ocasião da premiação, será divulgado o resultado do Grande Prêmio Capes de Tese Edição 2011, que seleciona, dentre as ganhadoras do Prêmio Capes de Tese, a melhor em cada um dos três grupos de grandes áreas. Os autores das teses vencedoras do prêmio serão agraciados com uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral com duração de até três anos em uma instituição de pesquisa do país, que pode ser convertida em um ano de estágio pós-doutoral em uma instituição no exterior de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Nenhum comentário: