Pessoas com doenças crônicas cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes, hepatopatas, além de hipertensos também têm indicação para serem vacinadas contra gripe. A orientação é da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.
Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, também devem ser imunizados contra a doença portadores de asplenia anatômica ou funcional (hemoglobinopatias), imunodeprimidos como, por exemplo, transplantados de órgão sólidos ou de medula, com neoplasias, HIV/AIDS, pessoas que possuam imunodeficiências congênitas, fibrose cística, trissomias, implante coclear, doenças neurológicas incapacitantes e usuários crônicos de aspirina.
“Para ser vacinado, quem se enquadra nesses critérios, deve apresentar a prescrição médica em qualquer uma das 25 unidades de saúde do município”, afirma Michela. Entre os portadores de doenças crônicas já foram imunizadas 10.888 pessoas.
Também devem tomar a vacina idosos, crianças menores de dois anos e maiores de seis meses, além de gestantes.
“Entre as gestantes, a cobertura é de 74,52% com 2.908 mulheres imunizadas e nos idosos, a cobertura é de 72,61%, com 40.907 vacinados. Nesses grupos, também temos intensificado a divulgação”, afirma a enfermeira.
Do início da campanha até essa terça-feira, 19/6, foram vacinadas em Rio Preto um total de 61.811 pessoas contra gripe, o que equivale a cobertura de 82,2%.
Na versão 2012, a vacina imuniza contra três tipos de vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B. “A vacina não é recomendada para quem tem alergia a ovo e aos seus componentes”, ressalta Michela.
Casos
Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz cinco novos casos de Influenza A (H1N1), conforme discriminação abaixo:
Influenza A (H1N1)
- 1 criança, do sexo masculino, 4 meses.
Chegou a ser internado no hospital Ielar em 16/6, tendo alta em 18/6, segue estável.
- 1 criança, do sexo masculino, 1 ano.
Foi atendido na Upa Central em 12/6 e não chegou a ser internado.
- 1 criança, do sexo masculino, 8 anos.
Foi atendido na Upa Central em 14/6 e não chegou a ser internado.
- 1 homem, 51 anos.
Foi atendido na Upa Central em 14/6 e não chegou a ser internado.
- 1 homem, 54 anos, com comorbidades (doença pré-existente). Chegou a ser internado em 12/6, no Hospital de Base, e teve alta em 16/6. Segue estável.
Com os novos casos, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 27 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário