quarta-feira, 20 de junho de 2012

Homenagens ao nosso músico Paulo Moura vão marcar a inauguração do Teatro da Swift


Imagem panorâmica de Marcos Nascimento 
O Teatro Municipal Paulo Moura, localizado no prédio da Swift, será inaugurado nesta quinta-feira (21/6), às 19 horas. Para marcar o evento, serão realizadas homenagens ao compositor, saxofonista, clarinetista e arranjador Paulo Moura, com apresentações de músicas gravadas por ele.
O Coral Paulista Essemble e a banda da Polícia Militar abrem a solenidade, com as execuções dos hinos nacional e municipal. Logo após, o pianista Paulo de Tarso apresenta uma pequena obra do Villa-Lobos. Depois, junto com o clarinetista Dubail e o percussionista José Augusto Alves, serão apresentados “Summertime”, de George Gershwin; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso e “Luiza”, de Tom Jobim.
Para encerrar as homenagens, serão apresentados dois choros do Pixinguinha, “Lamentos” e “Carinhoso”. Após as apresentações, o Fundo Social de Solidariedade entrega o “Selo Solidário”, às empresas e instituições que contribuem com as campanhas realizadas pelo órgão.
Estrutura
O Teatro Municipal Paulo Moura conta com dois pisos, com capacidade de 954 lugares, sendo 940 poltronas e 14 espaços destinados a cadeirantes. O palco, em formato semicircular, possui 22 metros de profundidade e raio de 11 metros.
No piso inferior, há 671 poltronas e, no superior, 269. Há assentos especiais para obesos e pessoas com mobilidade reduzida. O espaço possui seis camarins, sendo dois adaptados para deficientes físicos.
Paulo Moura
Paulo Moura nasceu em 1932, em São José do Rio Preto. Ainda criança, aos nove anos de idade, pede para estudar música e ganha a primeira clarineta de seu pai. Aos 12 anos, começa a tocar no conjunto do pai, realizando os primeiros solos. Em 1947, já morando no Rio de Janeiro, dedica-se à música, estudando clarineta e teoria musical com um dos mais conceituados clarinetista e saxofonista da época, João Batista.
A partir dos anos de 1950, começa a trabalhar profissionalmente com a música, contratado como primeiro saxofonista solista da Orquestra de Oswaldo Borba. Paulo Moura faleceu em 2010, vítima de câncer.


Nenhum comentário: