segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Outubro Rosa: Saúde realiza oficina de fuxico e palestras sobre câncer de mama


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto promove nesta terça e quarta-feira, dias 15 e 16/10 respectivamente, oficina de fuxico para pacientes atendidas pelo Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM). A atividade faz parte da programação do Outubro Rosa.
De acordo com a gerente do CAESM, Fabíola Valério Severino Pereira, ambas as oficinas, que são gratuitas, terão início às 14 horas, com duração de uma hora e serão abertas ao público em geral.
Já no dia 18/10, ainda dentro da programação do Outubro Rosa, na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Caic/Cristo Rei, será realizada palestra sobre câncer de mama, a partir das 14h30, com as enfermeiras Kelli Bortoletto e Ellen Conti Maciel. A ação será voltada para pacientes do serviço.
No dia 22/10 será realizada outra palestra, desta vez para mulheres que têm câncer, também sobre a doença. “As pessoas interessadas poderão retirar o convite na recepção do Centro da Mulher”, explica Fabíola. A palestra será realizada com apoio da Roche.
Campanha
A campanha Outubro Rosa tem por objetivo conscientizar e orientar as mulheres atendidas na rede pública de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer do mama, o que pode ser feito por meio do autoexame e mamografias periódicas.
Até o final do mês serão realizadas palestras informativas sobre o tema, oficinas de artesanato, distribuição de material educativo, além de passeata. 
Em outra frente, prédios públicos – Paço Municipal, pontes estaiadas sobre o rio Preto, fachada do Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), Secretaria de Saúde, aerador (popularmente chamado de chafariz), localizado na ETA- Estação de Tratamento de Água – Palácio das Águas  - ganharam iluminação cor-de-rosa como forma de chamar a atenção das mulheres para a importância dos autocuidados com a mama e prevenção do câncer.

Nenhum comentário: