sábado, 29 de junho de 2013

Selos homenageiam República Tcheca por meio do futebol



Os Correios lançaram no dia 13 de junho dois selos (de emissão especial) em homenagem à República Tcheca. As peças fazem alusão à final da Copa do Mundo de 1962, entre Brasil e Tchecoslováquia – em 1993, o país deu origem a duas nações: República Tcheca e Eslováquia. O evento, realizado no Teatro Nacional, em Brasília (DF), contou com a presença de craques que disputaram aquela grande final no Chile: Pepe, Zito, Amarildo, Coutinho, Altair, Jair Marinho, Josef Masopust, Jelinek e Stibranyi.
“É uma honra celebrar, com estes selos, a determinação das equipes desses dois países parceiros”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. Também participaram do lançamento o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; a vice-presidente de negócios dos Correios, Morgana Santos; e o encarregado de Negócios da embaixada tcheca no Brasil, Viktor Dolista.


Emissão filatélica – Assim como no Brasil, o futebol é o esporte mais popular na República Tcheca. Por isso, a exaltação do jogo com imagens que representam os dribles e jogadas das duas seleções na final da Copa. Na disputa, o Brasil virou o jogo, vencendo os tchecos por 3×1 e conquistando o bicampeonato mundial. A emissão, um se-tenant com dois selos, integra a Série Relações Diplomáticas, cujo lançamento ocorreu na abertura da reedição da exposição “Cinquentenário da Copa do Mundo de 1962 – Chile”. 
Foram impressos 360 mil selos, sendo 180 mil de cada motivo, os quais podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline). O valor de cada selo é R$ 2,75. (Fonte: http://blog.correios.com.br/correios).


Nenhum comentário: