quinta-feira, 27 de junho de 2013

Conferência debate financiamento do SUAS


O segundo dia da IX Conferência Municipal de Assistência Social será marcado por debates e proposições sobre as temáticas que envolvem a “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”. O evento começa às 8h30, no auditório da UNIP, e terá a participação da Profª Drª Dirce Koga, que irá falar sobre “Assistência Social: desafios na gestão territorial do SUAS”.
A abertura da IX Conferência, nesta quinta-feira (27/6), teve a participação da vice-prefeita e superintendente do Semae, Ivani Vaz de Lima, que esteve representando o prefeito Valdomiro Lopes, da secretária Municipal de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, da presidente do CMAS de Rio Preto, Clemilda Pulégio, da diretora da Delegacia Regional de Assistência Social – DRAS – Silvia Laguna, do representante dos Usuários dos Serviços de Assistência Social, Eládio José Baida e da presidente da Comissão Organizadora da 9ª Conferência, Tereza Pagliotto.
“A Conferência é um momento importante para conferir e analisar o desenvolvimento e a situação atual do SUAS, em suas diferentes dimensões. Este é um espaço privilegiado de discussão democrática e participativa, com todos os atores, principalmente, dos usuários dos serviços de assistência social”, enfatizou a secretária Helena Marangoni.
Para a vice-prefeita e superintendente do SeMAE, Ivani Vaz de Lima, a Conferência possibilita um olhar ampliado, por parte de toda a sociedade, em relação à Política Pública de Assistência. “São esses encontros que fomentam as ideias e o direcionamento para as melhorias que buscamos dentro dos serviços de assistência”, disse Ivani.
O primeiro dia foi marcado pela apresentação da diretora de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social de Londrina, Gisele de Cássia Tavares, que falou sobre a “A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS”.
Nesta sexta-feira (28/6), a presidente da comissão organizadora da Conferência, Tereza Marta Pagliotto e a presidente do CMAS de Rio Preto, Clemilda Pulégio, farão a leitura e aprovação do Regimento Interno.
A secretária Municipal de Assistência Social, Helena Cristina Marangoni, falará sobre os “Avanços e Limites da Política Municipal de Assistência Social e a Sistematização das Pré-Conferências”, seguida de Clemilda Pulégio que abordará a “Atuação do Conselho Municipal de Assistência Social”.
Um dos momentos mais esperado é a palestra da Profª Drª Dirce Koga, que irá falar sobre o tema: “Assistência Social: desafios na gestão territorial do SUAS”. Consultora especializada na temática socioterritorial e políticas sociais, autora do livro "Medidas de Cidades", Dirce Koga é uma das responsáveis pela construção da Vigilância Sociassistencial de Rio Preto.
Os integrantes da Conferência serão divididos em grupos de trabalhos para discutir os seis eixos temáticos que permeiam a Conferência Municipal: Eixo 1: O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Eixo 2: Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos De Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo 3: Gestão do Trabalho; Eixo 4: Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Eixo 5: Gestão dos Benefícios no SUAS; e, Eixo 6: Regionalização.
Participam da Conferência, representantes governamentais; da Sociedade Civil; dos  Trabalhadores do SUAS; dos CRESS/CRP/Sindicatos/Representantes de Classes; e, Usuários e Organizações de Usuários do SUAS; Conselheiros do CMAS; Convidados e representantes das Universidades; do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal; do Judiciário; do Ministério Público; dos Conselheiros de Políticas Públicas e de Direitos, além de Estudantes.
Durante o evento serão eleitos delegados que representarão o município nas Conferências Estadual e Federal, no segundo semestre.

Nenhum comentário: