quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SIPAT do SeMAE traz palestra sobre “Higiene” e Rio Preto é modelo em destinação de pneus


Nesta quarta-feira (24/10), no terceiro dia da SIPAT — Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho do SeMAE, os funcionários e colaboradores da Autarquia conferiram as informações sobre higiene e dicas dadas pelo médico Flávio Borin, do HB Saúde.
O médico apresentou uma palestra dinâmica, o que agradou os participantes. “As pessoas já sabem a maioria das regras para uma boa higiene. O que falta é aprendermos a colocar em prática para o bem coletivo no ambiente de trabalho”, explicou Flávio Borin.
Marina Tognoli, atendente do SeMAE no Poupatempo, participou do evento e parabenizou a CIPA —Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, idealizadora da Semana. “Interessantíssimo a ideia de expandir os conhecimentos dos colaboradores do SeMAE. A palestra foi bem educativa”, ressaltou a atendente.
Amanhã (24/10) Roberto Carlos Martins ministrará palestra sobre “Direitos e Deveres do Servidor”. Base Operacional, Sede Administrativa, ETE, ETA, CCO e funcionários terceirizados estão autorizados a participar, basta que comuniquem seu chefe com antecedência.

“3ª SIPAT— Semana Interna de Prevenção 
de Acidentes do Trabalho no SeMAE”
Tema:”Direitos e Deveres do Servidor”
Data: 25/10
Horário: 15h às 16h
Locais: Auditório da Sede Administrativa.

Rio Preto é modelo em
 destinação de pneus 

São José do Rio Preto é considerada cidade modelo no Brasil por seu sistema de armazenagem e coleta de pneus pela Reciclanip, empresa pertencente à ANIP – Associação Nacional dos Fabricantes de Pneus. Cesar Faccio, gerente geral da empresa, esteve hoje (24/10) em Rio Preto para visitar o depósito de pneus da Cooperlagos e informar sobre a situação da coleta de pneus no município.
Faccio fez a visita acompanhado pelo secretário de meio ambiente, José Carlos de Lima Bueno. Ele veio informar que nas útimas semanas houve acúmulo de pneus não só em Rio Preto, mas em várias cidades do Brasil, porque a destinação foi comprometida com a manutenção de caldeiras que faziam a reciclagem.
Os pneus descartados em Rio Preto são levados pela Reciclanip há 10 anos. A empresa recolhe pneus em 800 cidades do Brasil. No ano de 2011 foram recolhidos em Rio Preto 3.415 toneladas de pneus inservíveis. Desses, 1 mil toneladas é proveniente de cidades da região, que trazem para o depósito da Cooperlagos. “O depósito de pneus de Rio Preto é o melhor do Brasil. É o único fechado e no qual o caminhão pode entrar para retirar os pneus dentro”, destaca Faccio.
A cidade produz em média 300 toneladas de pneus/mês e recebe pneus de 30 cidades do entorno. No momento, há pneus nos pontos de apoio porque a Reciclanip ficou sem coletar devido à falta de destinação. “Em todo Brasil nós suspendemos a coleta porque as caldeiras que fazem a reciclagem estavam em manutenção”, explicou.
A empresa retira 200 caminhões/ano de pneus em Rio Preto. Neste ano já foram coletados 2.222 toneladas. 
Faccio destacou que um problema são os pneus importados, que não têm destinação. “Nós reciclamos apenas os pneus das fábricas nacionais. A indústria de importados não se compromete com o destino dos pneus”, informa. O Brasil recebe pneus da China, Coréia e Japão. 62% dos pneus que rodam no Brasil são produzidos aqui e 38% são importados. O recolhimento de pneus pela indústria fabricante é obrigatório por lei federal.

Nenhum comentário: