sábado, 27 de outubro de 2012

Banco Postal é tema de selo


Os Correios lançaram no dia 22 de outubro, no Salão Nobre da ECT, em Brasília (DF), o selo Banco Postal. Auto-adesivo, o novo selo regular integra a Série Produtos e Serviços Postais. 


Sobre o Selo
De autoria do designer Jessé Gusmão de Abreu, o selo foi desenvolvido nas cores amarelo e azul, tendo como imagem principal a logomarca do Banco Postal, bem como das instituições Correios e Banco do Brasil. Como imagem de fundo, elementos trabalhados de forma a apontar o valor da inclusão bancária, o acesso ao crédito e todas as novas possibilidades que se abrem à população com acesso aos serviços. A técnica utilizada foi a de computação gráfica.
Com tiragem ilimitada, o selo tem valor de 1º Porte Carta Comercial (R$ 1,20) e pode ser adquirido nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).

HISTÓRICO
O Banco do Brasil e os Correios se deram as mãos e selaram parceria no Banco Postal para abraçar o Brasil!
Os chamados “Bancos Postais” surgiram na segunda metade do século XIX, com o objetivo de atender, principalmente, o público de baixa renda desprovido de atendimento bancário. Sua função precípua é promover a inclusão social e financeira, abrigando milhões de contas no mundo inteiro.
A partir de diretrizes do Conselho Monetário Nacional e regulamentação do Banco Central do Brasil, quanto às atividades de correspondente, e da determinação do Ministério das Comunicações, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, além de sua missão constitucional na prestação dos serviços postais, passou a exercer, também, funções específicas dessa natureza. Em 25 de março de 2002, foi inaugurada a primeira agência a funcionar como Banco Postal, no município de São Francisco de Paula, localizado no Estado de Minas Gerais.
Atualmente, o Banco disponibiliza condições de acesso aos serviços, tanto nos grandes centros e suas periferias, quanto nas mais remotas localidades do território nacional, objetivando promover a inclusão financeira e social de populações de baixa renda, das camadas menos providas de oportunidades de crescimento e progresso, propagando o desenvolvimento regional, impulsionando os comércios locais, alavancando as economias de distritos e municípios e estimulando o surgimento de microempeendedores.
Nessa aliança entre duas históricas e conceituadas empresas públicas brasileiras que desfrutam de credibilidade e confiança por parte da sociedade, a partir de janeiro de 2012, em efetiva operação, unem-se a ampla experiência do Banco do Brasil na diversificação e disponibilização de serviços bancários aliados à chancela de sua marca, com a excelência dos Correios em bem atender ao público de todas as classes sociais e de renda, e sua presença em todos os cantos do Brasil por meio de extensa rede de atendimento.
As unidades do Banco Postal disponibilizam aos clientes diversos serviços financeiros: abertura de contas de depósito à vista e de poupança; saques; depósitos; pagamentos de contas; acolhimento de propostas de empréstimos e cartão de crédito; consultas de saldos e extratos; pagamento de contribuições e tributos.
O Banco Postal, ao viabilizar a interiorização dos serviços financeiros, torna efetiva a atuação das duas instituições em prol da inclusão bancária e social e desenvolvimento de grande contingente da população, em plena harmonia com os propósitos das políticas públicas de governo que visam à redução das desigualdades sociais e regionais.
Dez anos de experiência na operacionalização dos serviços de correspondente, primando por um atendimento qualificado e eficaz no fornecimento de produtos e serviços financeiros básicos, consolidaram a marca “Banco Postal” junto aos seus clientes, à sociedade e ao mercado.


Nenhum comentário: