sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Outubro Rosa: caminhada alerta para importância do diagnóstico precoce do câncer


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nesse sábado, dia 27/10, a 1º Caminhada Outubro Rosa, que tem por objetivo alertar a população feminina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, por meio da realização de exame de mamografia, conforme indicação médica. O evento encerra a campanha, iniciada no último dia 1º.
A caminhada terá como ponto de partida o Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher (CAESM), localizado na avenida Philadelpho Gouvea Neto. O trajeto será realizado na nova pista de caminhada do parque do rio Preto, a partir das 9 horas. São esperadas pelo menos 150 mulheres.
Antes da caminhada serão distribuídos folders educativos sobre câncer de mama, orientações sobre auto-exame, entre outras ligadas à saúde da mulher.
O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90, como forma de alertar às mulheres a respeito do câncer de mama. No Brasil, as primeiras ações foram registradas em 2002.
 Saúde da Mulher
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais acomete as mulheres, o primeiro é o melanoma. A estimativa é que até o final do ano, em todo o País, sejam diagnosticados 53 mil casos da doença. Em Rio Preto, de 2006 até o último mês de agosto, foram registrados 186 óbitos por câncer de mama.
 De acordo com o ginecologista Clodoaldo Sardilli, coordenador do programa de Saúde da Mulher, a partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar o exame clínico anual, com um ginecologista. Já a partir dos 50 anos, a indicação é de que se comece a realizar mamografias a cada dois anos.
 No município, todas as 25 unidades de saúde dispõem de médicos ginecologistas. O agendamento é diário, dentro do horário de funcionamento das unidades. Rio Preto possui ainda o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, que tem por objetivo agilizar o atendimento à mulher, principalmente no que se refere à questão de diagnóstico por meio de exames como densitometria óssea, ultrassom, mamografia e raio X.

Nenhum comentário: