terça-feira, 23 de outubro de 2012

Orientações às mulheres sobre câncer de mama


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza nessa quarta-feira (24/10), a partir da 14 horas, palestra sobre câncer de mama e cuidados com a saúde, no auditório do Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (CAESM) "Nice Beolchi Nunes Ferreira”.
 Ministrada pelo médico ginecologista Paulo Fasanelli, a palestra integra programação do Movimento Outubro Rosa, iniciado no começo do mês do outubro com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância da mamografia e diagnóstico precoce do câncer.
 O evento, que é gratuito, tem como público-alvo mulheres de todas as idades, SUS-dependentes ou não.
 Outra palestra sobre o mesmo tema está programada para a próxima quinta-feira, dia 25/10, destinada a funcionários do hipermercado Walmart, às 9 e 15 horas, com as enfermeiras Kelly Vezaly Rorato e Sílvia Mallumbres.
 O movimento Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, na década de 90, como forma de alertar às mulheres a respeito do câncer de mama. No Brasil, as primeiras ações foram registradas em 2002.
 Saúde da Mulher
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais acomete as mulheres, o primeiro é o melanoma. A estimativa é que até o final do ano, em todo o País, sejam diagnosticados 53 mil casos da doença. Em Rio Preto, de 2006 até o último mês de agosto, foram registrados 186 óbitos por câncer de mama.
 De acordo com o ginecologista Clodoaldo Sardilli, coordenador do programa de Saúde da Mulher, a partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar o exame clínico anual, com um ginecologista. Já a partir dos 50 anos, a indicação é de que se comece a realizar mamografias a cada dois anos.
 No município, todas as 25 unidades de saúde dispõem de médicos ginecologistas. O agendamento é diário, dentro do horário de funcionamento das unidades. Rio Preto possui ainda o Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher, que tem por objetivo agilizar o atendimento à mulher, principalmente no que se refere à questão de diagnóstico por meio de exames como densitometria óssea, ultrassom, mamografia e raio X.

Palestra sobre câncer de mama 
(evento aberto)
Data – 24/10/2012 (Quarta-feira)
Horário – 14h00
Local – Centro de Atendimento Especializado em Saúde da Mulher, 
avenida Philadelpho Gouvea Neto, 1960, no Jardim Conceição.

Palestra sobre câncer de mama 
(evento restrito a funcionários)
Data – 25/10/2012 (Quinta-feira)
Horário – 9 e 15 horas
Local – Hipermercado Walmart

Nenhum comentário: