terça-feira, 18 de setembro de 2012

Procon Rio Preto orienta sobre greve dos bancários


O Procon Rio Preto orienta a população sobre como proceder para não ser lesado com a greve dos funcionários de agências bancárias iniciada nessa terça-feira (18/9), em vários bancos por todo o Brasil.
 A principal orientação, segundo o coordenador do Procon Rio Preto, Jean Dornelas, é que, mesmo com a greve, o consumidor tem a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outro tipo de cobrança. “Porém, a empresa credora, responsável por receber esse quantitativo deve oferecer opções para que esse pagamento seja efetuado”, afirma.
 A recomendação para evitar cobrança de encargos ou ter o nome enviado aos serviços de proteção ao crédito é que o consumidor entre em contato com a empresa credora, solicitando opções alternativas para o pagamento, que pode ser por internet, caixas eletrônicos, casas lotéricas ou até mesmo a sede da empresa.
 “Caso não seja oferecida outra forma de pagamento fora das agências bancárias, o consumidor pode procurar o Procon e registrar que tinha como efetuar a quitação do débito, porém, não tinha meios para isso devido à greve. É necessário comprovar essa condição, que pode ser feita, por exemplo, com um extrato bancário”, diz Dornelas.
 A mesma orientação vale para o consumidor que necessita sacar valores superiores ao limite imposto pelos bancos no caixa eletrônico para o pagamento de contratos. “Em geral, por medidas de segurança, no caixa eletrônico, o saque tem limite baixo. Caso o consumidor enfrente essa situação, ele pode registrar no Procon e levar um extrato com o saldo e o contrato, comprovando a necessidade do pagamento e a disponibilidade do saldo”, orienta.
 Atendimento
Caso o consumidor tenha dúvidas, necessite de orientações ou tenha reclamações deve procurar o Procon. Em Rio Preto, o órgão atende a reclamações de consumidores no Poupa Tempo, localizado à rua Antônio de Godoy, 3033, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados, das 8 às 13 horas.
 Outro ponto para reclamação é o Posto Avançado da Região Norte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Social do Eldorado (Av. Monte Aprazível, 2640, Eldorado). O Procon Norte também faz orientação via telefone, por meio dos números (17) 3236-5954 e 3236-5386.

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