sábado, 22 de setembro de 2012

Correios celebram os 400 anos de São Luís com selo e cartão-postal


Os Correios, no compromisso com a propagação das comemorações nacionais, por meio da filatelia, colocaram em circulação no dia 8 de setembro, um selo (de emissão comemorativa) e um cartão-postal em homenagem aos 400 anos de São Luís (MA), registrando para as futuras gerações esse marco de valor inestimável para o Maranhão e o Brasil.
A cerimônia de lançamento oficial está prevista para 27/09, durante a inauguração do Museu da Língua Portuguesa em São Luís.


Com arte de Luciomar S. de Jesus, o selo apresenta na parte superior, em azul, no canto esquerdo, as carrancas do Forte do Ribeirão do Centro Histórico de São Luís, esculpidas em cantaria com biqueira em bronze. Ao meio, um “brincante” e seu boi, representando a festa do bumba-meu-boi - uma tradição que se mantém desde o século XVIII. Ao lado, os azulejos, trazidos de Portugal durante os séculos XVIII e XIX, que deram a São Luís o título de “Cidade dos Azulejos”. Abaixo, ícones históricos e arquitetônicos: à esquerda, a majestosa Catedral de São Luís (Igreja da Sé), atual Sede da Arquidiocese . À direita, o “Palácio dos Leões” - edifício sede do governo do estado do Maranhão. Sua história, sua arquitetura e acervo artístico fazem do Palácio o patrimônio ideal para entender a formação da identidade cultural maranhense. Foi utilizada a técnica de pintura.
Foram produzidas 418.800 unidades do selo, com valor facial de R$ 1,20. Já o cartão-postal, tem uma tiragem de 6 mil peças ao preço de R$ 1,05 cada.
As peças filatélicas podem ser adquiridas nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).


HISTÓRICO
Desde a sua fundação, em 1612, por Daniel de La Touche, Senhor de La Ravardière, os 400 anos da trajetória histórica da Ilha de São Luís, antiga Ilha Grande ou Upaon-açu, revelam as referências simbólicas das diversas etnias que marcaram o território: tupinambás, franceses, portugueses, holandeses, africanos e ingleses. Todos contribuíram para a formação de uma cidade que se constitui importante marco cultural para a compreensão da ocupação do território brasileiro e da expansão do novo mundo na idade moderna.
Tombada como Patrimônio Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, São Luís também foi erigida à condição de Patrimônio Mundial pela UNESCO, como reconhecimento ao seu significativo acervo arquitetônico. A planta da cidade foi planejada e previamente traçada, com características geométricas racionalistas, onde está representada numa malha urbana ortogonal, posicionada no sentido dos pontos cardeais, com ruas de igual largura, abrigando um dos maiores conjuntos urbanos de arquitetura civil de influência portuguesa da América Latina. Neste aspecto, conforme o parecer da UNESCO, atinge o nível de excepcionalidade. Essas ruas se revestem de pura poesia por meio da sonoridade dos seus nomes: do Sol, da Alegria, da Saudade, da Paz, do Alecrim, da Estrela, das Flores, da Palma, Formosa, Apicum, Inveja, Crioulas.
No perímetro urbano histórico da cidade é possível perceber a superposição visível das etapas históricas de ocupação do território: desde o primórdio seiscentista – sítio original, da cidadela francesa; do crescimento da cidade portuguesa no século XVII; de todo o esplendor do início oitocentista como capital do Grão Pará e Maranhão e da homogênea e aristocrata metrópole comercial do século XIX; todas permanecem expressas no traçado urbano da cidade, que se expandiu preservando a malha urbana do século XVII.
O importante acervo cultural, constituído ao longo desses 400 anos, conta a história da formação da cidade por meio da configuração do espaço urbano, da arquitetura e das manifestações culturais resultantes da contribuição das diversas etnias responsáveis pela ocupação do território. Na instrução do dossiê para a candidatura junto ao Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, o parecer do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios reforçou o parecer do IPHAN, enfatizando que “O Centro Histórico de São Luís do Maranhão é um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa adaptada às condições climáticas da América do Sul equatorial e que tem conservado dentro de notáveis proporções o tecido urbano harmoniosamente integrado ao ambiente que o cerca”.
Cercada pelas velas coloridas das suas embarcações tradicionais e banhada pela luz do sol que se reflete no mar, São Luís está envolta em um clima de pura magia que contamina a todos que nela mo ram ou que a visitam. O colorido dos seus sobrados, azulejos e cantarias associado ao ritmo pulsante dos seus tambores e à diversidade de sabores revelam 400 anos de puro encantamento. (Fonte: Kátia Santos Bogéa – Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/Maranhão).


Nenhum comentário: