quinta-feira, 7 de junho de 2012

Secretaria da Saúde faz plantão de vacinação contra gripe no próximo sábado (9/6)


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto realiza no próximo sábado (9/6), plantão especial de vacinação contra gripe na área central do município. Para a ação foi destacado o ônibus do projeto Saúde no Bairro, que vai estar estacionado na praça Rui Barbosa, em frente ao Praça Shopping.
 Segundo a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria de Saúde, Michela Dias Barcelos, a vacinação será realizada das 9 às 14 horas. Poderão ser vacinados idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes e crianças menores de dois anos.
 “Para ser vacinado, basta apresentar um documento pessoal e, se possível, a caderneta de vacinação”, afirma Michela.
 A vacinação prossegue até a próxima quarta-feira, 13/6, e está disponível em todas as 25 unidades de saúde do município. A vacina imuniza contra três tipos de vírus - influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e B.
 Desde o início da campanha, em 2/5, foram imunizadas um total de 56.884 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 76%. A categoria das gestantes é a que apresenta a menor cobertura com 2.639 mulheres vacinadas (67%), seguida dos idosos com 38.575 imunizados (68%).
Casos
Foram confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz cinco novos casos de Influenza A (H1N1) e um caso de gripe sazonal (gripe comum), conforme disposição abaixo:
 Influenza A (H1N1)
- 1 criança, do sexo masculino, 2 anos, internou em 31/5 no Ielar, onde permanece internada em estado estável.
- 1 criança, do sexo masculino, 12 anos, com início de sintomas em 4/6. Não necessitou de internação.
- 1 mulher, 16 anos, internou no HMC em 3/6. Já teve alta e está bem.
- 1 homem, 29 anos, com início de sintomas em 01/06. Ele chegou a ficar internado por um dia no hospital Austa, mas já foi liberado.
- 1 homem, 32 anos, internou em 4/6 no HB, onde permanece internado em estado estável.
 Com os novos casos, ao todo, do início do ano até o momento, foram registrados 18 casos de H1N1 no município, sendo que em dois desses casos os pacientes foram a óbito.
 Gripe sazonal (gripe comum)
- 1 homem, 65 anos, com comorbidade (doença preexistente) e tabagista, internou no HB em 3/6, onde permanece internado e entubado na UTI.
 Com esse caso, do início do ano até o momento, já foram registrados cinco casos de gripe sazonal (gripe comum) no município.

Nenhum comentário: