terça-feira, 5 de junho de 2012

Saúde inicia censo animal em Rio Preto e Semana do Meio Ambiente tem palestra sobre o SeMAE


A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental, deu início neste mês a um levantamento que vai traçar a quantidade real de cães e gatos domiciliados existentes no município. O censo tem como objetivo servir de base para elaboração de um planejamento para prevenção e controle de zoonoses no município, principalmente leishmaniose.
 Segundo o gerente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, cada animal terá inclusive um número de identificação – o RA, registro animal. O levantamento será feito por agentes de saúde durante as visitas casa a casa. A estimativa é de que o censo dure até o mês de dezembro. A estimativa é de que 165 mil imóveis sejam visitados em todo o município, o que inclui até mesmo os apartamentos acima do primeiro andar.
 Em cada visita, o agente de saúde deverá preencher dois formulários, que vai conter informações do número de animais por residência, sexo, tipo, idade. “Também será verificada as condições do imóvel, se tem área verde, material orgânico em decomposição, se possui animais que não podem ser criados em área urbana como bovinos, equinos e galináceos”, afirma o gerente.
 Frank afirma que o censo vai auxiliar o município também no controle de vetores, como, por exemplo, a leishmaniose. “Na região, já há casos registrados em animais. A doença é transmitida pelo inseto Lutzomia longypalpis, também conhecido como "mosquito palha, cangalhia". Tais medidas se fazem necessárias, pois é preciso conhecer o diagnóstico ambiental para realizar um possível controle vetorial no caso da doença ser registrada no município. Por hora, não temos casos autóctones em cães e nenhum caso humano registrado", afirma.

Semana do Meio Ambiente
tem palestra sobre o SeMAE

O superintendente do Semae, Luciano Passoni, ministrou palestra na segunda-feira (4/6), à noite, no primeiro dia de atividades da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente. A plateia era de alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Tecnologia em Gestão Ambiental da Unilago.
A Semana é para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira (5/6). O tema deste ano é a melhoria da qualidade do ar de São José do Rio Preto.
O superintendente foi convidado por integrantes da Comissão Organizadora da Semana para explanar sobre o funcionamento da Autarquia, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto de Rio Preto, SeMAE, com ênfase para o projeto da URE – Usina de Recuperação de Energia.
Luciano explicou em sua palestra todos os procedimentos da ETA -Estação de Tratamento de Água. Partindo da captação, seguido do tratamento até a distribuição da água. Depois o superintendente abordou o funcionamento da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto e todas as etapas que ocorrem no processo, coleta, afastamento e tratamento antes do despejo. E explicou a importância da queima do gás metano, que é realizado em uma das etapas na Estação, para a qualidade do ar. 
A novidade ficou por conta da apresentação de um projeto desenvolvido pelos engenheiros do SeMAE, que viabiliza a construção de uma Usina de Recuperação de Energia, que tornará a ETE autossuficiente.
O coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Tecnologia em Gestão Ambiental, Carlos Eduardo de Mattos, ressaltou a importância de seus alunos receberem estas informações. “É um conhecimento riquíssimo para os alunos saber como nossas estações funcionam, o SeMAE é a maior empresa de Rio Preto, pois atende toda a população. Fico orgulhoso de saber que outras empresas de saneamento procuram o SeMAE para aprender com eficiência as técnicas utilizadas em nossa cidade”, disse o coordenador.
Ao final da palestra os alunos tiraram suas dúvidas por meio de perguntas que foram esclarecidas pelo superintendente da Autarquia.
“Foi gratificante falar um pouco sobre o SeMAE e ensinar os jovens a pensar em soluções para um futuro sustentável” afirmou Passoni.
O SeMAE realiza investimentos constantes, visando sempre à melhoria da qualidade dos serviços prestados aos moradores de Rio Preto.

Nenhum comentário: