sábado, 9 de junho de 2012

Correios lançam selo e carimbo nesta segunda-feira em comemoração aos 63 anos de Adamantina (SP)


Os Correios lançam na segunda-feira (11/6), às 9h, no Gabinete do Prefeito, Rua Osvaldo Cruz, 262, 5º Andar, em Adamantina (SP), selo personalizado e carimbo postal comemorativo dos 63 anos de história de Adamantina.
O lançamento das peças filatélicas é uma iniciativa do prefeito municipal de Adamantina, José Francisco Figueiredo Micheloni, que solicitou aos Correios  a confecção do selo personalizado  e do carimbo comemorativo alusivos ao aniversário da cidade. 
Na ocasião, o chefe da Agência do IBGE de Adamantina, João Carlos Rodrigues, apresentará os dados oficiais do Censo Demográfico 2010 do município.
O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.


Sobre o Selo
A peça que marca os 63 anos de Adamantina é composta por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional.  Na segunda parte, de autoria do publicitário Henrique Toffoli, a peça estampa uma foto parcial da cidade ao anoitecer, registrada pelo fotógrafo Jorge Munhoz. Na parte superior da imagem, do lado esquerdo, o Brasão do município, e do lado direito os dizeres: Adamantina-SP – 63 anos. 
Foram produzidos 1.212 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da administração.

Sobre o Carimbo 
O carimbo comemorativo, de autoria do publicitário Henrique Toffoli, apresenta ao centro, a silueta do horizonte de Adamantina, sendo possível identificar detalhes como o galo no topo da igreja matriz de Santo Antônio, por ser um símbolo iconográfico da cidade. Abaixo, os dizeres: Cidade Joia da Nova Alta Paulista. Em círculo, os dizeres: POLO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – Correios – Adamantina – SP – 11.6 a 10.7.2012 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Adamantina (Rua Dep. Sales Filho, 469 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

Sobre a cidade de Adamantina
Adamantina (600km de São Paulo) está na região oeste, distante 100km de Presidente Prudente. É pólo regional de educação. Além da oferta do ensino regular, dispõe de ampla estrutura de ensino técnico profissionalizante com duas escolas públicas ETECS do Centro Paula Souza e unidades particulares. No ensino superior conta com a autarquia municipal FAI – Faculdades Adamantinenses Integradas, oferecendo mais de 30 cursos de graduação e 12 cursos de pós-graduação. As opções de ensino superior atraem universitários de vários estados brasileiros, o que tende a ampliar com a instalação da FATEC, anunciada para 2013. Nesse ambiente, realiza-se uma ampla programação de eventos científicos, atraindo estudantes, profissionais e pesquisadores de todo o país, gerando fluxo turístico. 
A presença dos jovens e em especial os estudantes permite uma ampla oferta de eventos para esse público. A intensa vida noturna de Adamantina é referência regional, provocando a vinda desse público para a oferta de shows, aos bares, restaurantes e outros setores de serviço. 
Entre os grandes eventos estão o ADAMANTINA INTERNATIONAL RODEIO (AIR), que acontece no mês de junho, no recinto poliesportivo, organizado pela iniciativa privada. É o maior evento de rodeio do este paulista e referência nacional, junto com as demais festas do gênero. O AIR atrai competidores do Brasil e estrangeiros, oferece ampla grade de shows com grandes nomes da música, bem como uma estrutura receptiva complementar de lazer e entretenimento.
Outro evento de grande porte é a EXPO VERDE (Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina), organizada pela Prefeitura de Adamantina, há mais de 20 anos, com entrada franca. Atrai em média de 80 a 100 mil pessoas em cada edição e ocorre, tradicionalmente, no mês de junho. Exposição de plantas, produtores rurais, comércio, indústria, serviços, artesanato, shows e rodeio fazem parte da programação.
Na área de cultura, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo desenvolve uma ampla programação, com regularidade e qualidade, que movimenta a cidade. São ações em diversas linguagens, atraindo público de Adamantina e região. Destaque também para o Rock no Parque, o maior festival do gênero no oeste paulista, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e apoio da Secretaria de Estado da Cultura.
Entre os eventos tradicionais destaque para ações da comunidade, como o Circuito Junino, em junho, e fazendo parte dele a Festa Junina do Padroeiro (Santo Antônio), a maior da região, que chega a atrair 20 mil pessoas em uma noite. Outros eventos tradicionais são as quermesses comunitárias (bastante típicas no interior), bacalhoada, festa do guaraná e festa do chope.
A cidade conta com rede hoteleira, bares e restaurantes em condições e receber o mais variado público. Outras opções de gastronomia podem ser conferidas nas feiras livres, em especial às quartas, sextas e domingos, com opções de comidas orientais e salgados. Entre os salgados, destaque para o “breguedé” e “porco-espinho”, delícias daqui. 
E tradicionalmente, no final do ano, a cidade se mobiliza para o maior evento de natal da região. O Natal Mágico, em Adamantina, propicia ampla decoração, a partir de materiais recicláveis, em vários pontos da cidade: praças, parques, prédios públicos, ruas e avenidas ganham decoração temática, além da Casa do Papai Noel. Paralelamente é desenvolvida programação artística, como a chegada do Papai Noel, sempre no último domingo de novembro, que abre a temporada natalina na cidade. (Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Adamantina).


Nenhum comentário: