sexta-feira, 1 de junho de 2012

2ª Caminhada pela vida terá apresentação da Viva I e II, e arrecadará alimentos e Fórum de Enfrentamento às drogas reúne 300 pessoas


Os alunos das Escolas Viva I e II, dos bairros Eldorado e Dom Lafaiete participam neste domingo (3/6), da abertura oficial da “2ª Caminhada pela vida - um passo para a solidariedade”. Os alunos farão apresentações de percussão e dança. O evento acontece no Centro Regional de Eventos, às 8 horas, e irá arrecadar alimentos para o Banco Municipal de Alimentos, administrado pelo Fundo Social de Solidariedade.
A Caminhada está sendo organizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros, de Empresas Corretoras de Seguros, Resseguros, de Saúde, de Vida, de Capitalização, de Previdência Privada (Sincor) da região de São José do Rio Preto, e tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade e das Secretarias de Trânsito, Cultura, Meio Ambiente e Esporte e Lazer.
 As apresentações terão a participação de 40 alunos, percussionista e bailarinas, das duas unidades da Escola Viva, sob a orientação dos educadores Kauê de Oliveira e Flávia Piqueira.
A caminhada terá início às 8 horas, com largada e chegada no Centro Regional de Eventos, com percurso de 5 km pela avenida José Munia. Os participantes irão até o final da avenida e farão o trajeto de volta, com encerramento no próprio Centro de Eventos. Cada participante irá contribuir com um quilo de alimento não perecível. 
De acordo com o diretor do Sincor Rio Preto, Antonio Roberto Mantovan, organizador da caminhada, os alimentos arrecadados serão doados ao banco Municipal de Alimentos, administrado pelo Fundo de Solidariedade de Rio Preto.

Fórum de Enfrentamento 
às drogas reúne 300 

A Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, em parceria com a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas da Assembléia Legislativa de São Paulo e representantes dos poderes público, judiciário e sociedade civil, lançaram nesta sexta-feira (1/6), o Fórum de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas de Rio Preto e Região.
 O Fórum foi oficialmente aberto pela secretária da Mulher, Helena Cristina Marangoni, durante o 1º Seminário de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas de Rio Preto de Região, realizado na Câmara Municipal.
 “Esse é um momento histórico para todos os envolvidos e preocupados com as ações de enfrentamento às drogas. Estamos unindo forças nas esferas municipal, estadual e federal, e com poderes constituídos para que consigamos a partir de agora, trilhar o melhor caminho para fomentar os trabalhos que envolvem o combate e o atendimento aos dependentes. Nossos debates e soluções serão fortalecidos por meio do Fórum permanente”, disse Helena Marangoni.
 “Essa é uma mobilização, talvez nunca vista antes na Câmara Municipal para este tipo de evento. Isso mostra que a questão das drogas é a grande preocupação da sociedade brasileira hoje”, enfatizou o deputado estadual Orlando Bolçone, um dos coordenadores da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Crack da Assembléia Legislativa.
 Segundo dados da pesquisa realizada pela Frente de Enfrentamento ao Crack no estado de São Paulo e apresentados pelo deputado Bolçone, o crack é a segunda droga mais consumida, perdendo apenas para o álcool, que é uma droga lícita. A análise aponta também que, o crack está sendo usado cada vez mais por jovens, na faixa etária de 15 até 35 anos.
 O deputado também relacionou as metas apresentadas pelo governo do Estado para o enfrentamento ao crack, entre elas, investimentos de 250 milhões de reais nos próximos três anos e a implantação de 719 leitos hospitalares na rede pública, para tratamento de dependentes.
 A coordenadora Nacional da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Andrea Gallassi, participou do evento e falou em nome do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 Segundo ela, a meta do governo federal é aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de crack. "Nosso plano prevê uma grande expansão da rede de tratamento, mas com gestão compartilhadas entre os programas dos governos e prefeituras instituições", disse ela, que também respondeu perguntas dos participantes durante debate.
Andrea explicou ainda como funcionamento do programa nacional de combate ao crack, lançado pela presidente Dilma Rousseff com o nome de "Crack, é possível vencer".
 O evento reuniu mais de 300 pessoas, representantes instituições, associações, entidades constituídas, grupos de apoio, comunidades terapêuticas e pessoas ligadas a prevenção e orientação contra drogas, ministério público, polícia militar e líderes comunitários da cidade e da região.
 Também participaram os deputados estaduais Major Olímpio Gomes; Sebastião Santos e Itamar Borges; o comandante da Polícia Militar de Rio Preto, coronel Azor Lopes da Silva, o promotor da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Cláudio Santos de Moraes, o Defensor Público de Rio Preto, Bruno Haddad Galvão, vereadores e a ex-secretária da Mulher, Eni Fernandes.

Nenhum comentário: