As unidades básicas de saúde, sob responsabilidade da Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, vão orientar até a próxima sexta-feira, dia 1º de junho, pacientes que passarem por atendimento sobre os tratamentos existentes na rede pública de saúde para controle do tabagismo. A medida é alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Juliana Chimello, as orientações serão realizadas por funcionários das unidades de saúde do Solo Sagrado, Santo Antônio e Vila Toninho durante a espera para consultas e procedimentos nesses locais. “O objetivo é divulgar o serviço e orientar os pacientes sobre o tratamento”, afirma.
Na rede pública de saúde de Rio Preto, desde novembro de 2009, é oferecido tratamento gratuito para pessoas interessadas em parar de fumar. O primeiro centro foi instalado na unidade básica de saúde do bairro Santo Antônio, o segundo em fevereiro de 2011 na UBS do Solo Sagrado e o último, em março deste ano, na UBSF Vila Toninho.
Desde o primeiro serviço até o momento, 295 pessoas já passaram pelo tratamento. Desses, pelo menos 50% conseguiram parar de fumar, segundo a psicóloga Maria Isabel Cervo, que atende no programa. Atualmente, estão em tratamento outras 155 pessoas. “Na Vila Toninho, por ser o serviço implantado mais recente, os primeiros grupos já começam a partir de junho, 73 pacientes já foram triados”, afirma.
Em todos os centros antibagismo do município, as equipes são formadas por enfermeira, médico clínico geral e psicóloga, todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), segundo critérios do Instituto do Câncer (Inca).
O tratamento é realizado por meio de abordagem cognitivo-comportamental. O usuário passa por uma primeira avaliação e depois é submetido ao teste Fagerstrom, que avalia o grau de dependência de cigarro do paciente. Em seguida, o usuário é encaminhado a um médico que vai fazer uma avaliação clínica e explicar os danos e agravos à saúde causados pelo uso do tabaco.
Durante a consulta é fornecida orientação médica e solicitados exames como avaliação cardiopulmonar e nível de oxigenação do sangue, por exemplo. O serviço não distribui chicletes ou adesivos de nicotina.
Após as avaliações da enfermagem e clínica, o paciente é encaminhado a um grupo de orientação, coordenado por uma psicóloga. São quatro sessões de terapia, com duração de uma hora e meia, onde o paciente será orientado e sensibilizado quanto ao uso de tabaco como, dependência e conseqüências para a saúde.
No 1º mês, as sessões são semanais, no 2º mês, quinzenais, do 3º ao 12º mês, mensais. Após o término das sessões, se houver necessidade, o usuário pode participar ainda de grupos psicoterápicos mantidas pela própria unidade.
Tratamento antitabagismo
- UBSF Vila Toninho
Rua Maria Onofre Lopes dos Santos, 610 - Vila Toninho
Inscrição para lista de interesse no tratamento ¿
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Atendimento todas as segundas e terças.
- UBS Solo Sagrado
Rua Beatriz da Conceição, 406 - Solo Sagrado
Inscrição para lista de interesse no tratamento ¿
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Atendimento todas as quartas-feiras.
- UBS Santo Antônio
Rua Ida Tagliavini Polachini, 580 - Santo Antônio
Inscrição para lista de interesse no tratamento ¿
Segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Atendimento todas as quintas-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário