terça-feira, 29 de maio de 2012

Mostra de curtas aborda diversidade sexual


O Dia Internacional de Combate à Homofobia, que aconteceu em 17 de maio, contou com inúmeras manifestações em diversos pontos do mundo. Na Unesp de Rio Preto, a causa será lembrada na próxima quarta-feira (30/05), por meio de mostra de curtas promovida pelo “E aí?!” (Equipe de Apoio do Ibilce), grupo formado por alunos do câmpus que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, atua principalmente na prevenção de DST’s e HIV entre os universitários.
O coordenador do grupo, professor Raul Aragão Martins, afirma que há uma preocupação por parte do Ministério da Saúde quanto à violência aos homossexuais e às mulheres. “Da mesma forma, as discussões do ‘E aí?!’ buscam incentivar o respeito às pessoas, independente do sexo e da sua prática sexual”.
 Segundo o professor, pesquisas mostram que a maioria das pessoas intolerantes com os homossexuais também tem preconceito contra as mulheres. “Por isso, os pontos-chave da discussão que faremos a respeito dos curtas exibidos na mostra serão os direitos sexuais, a igualdade de gêneros e a quebra de conceitos que incentivem qualquer tipo de discriminação”. Outra orientação que será dada, de acordo com Martins, é como negociar o uso do preservativo com o parceiro.
 Em relação à intolerância, Martins destaca que, na maioria das vezes, a violência pode alimentar ainda mais o preconceito. “Há alguns meses, um aluno postou um comentário homofóbico em uma rede social”, conta. “Orientamos os alunos, em uma de nossas reuniões, a não responder com agressividade e convidá-lo para participar de uma de nossas discussões. Hoje ele faz parte do grupo e mudou os seus conceitos sobre os homossexuais”.
 “Amanda e Monick”, “Eu não quero voltar sozinho”, “Delicado”, “Não gosto dos meninos” e “Poliamor” são alguns dos curtas que serão apresentados. Após a exibição, os participantes poderão participar de uma discussão orientada pelo professor Raul, a psicóloga Renata Galli Barbosa, coordenadora do Programa Universitários DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, e pela doutoranda Fabiana Donati.
O evento será realizado no Laboratório de Ensino da Unesp de Rio Preto, às 16h. A entrada é franca e aberta a todos que tiverem interesse.
 E aí?!
O E aí?! é resultado de uma parceria da Unesp de Rio Preto com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, por meio do Programa Universitários DST/Aids. O grupo distribui preservativos em eventos da faculdade, em caixinhas espalhadas pelos corredores e banheiros do câmpus e em estandes que eles montam todo mês. As reuniões do grupo ocorrem todas as quartas, das 17h às 18h30, no Laboratório de Ensino.

Mostra de curtas sobre 
diversidade sexual
Dia 30/05 (quarta-feira), às 16h
Local: Laboratório de Ensino da Unesp de Rio Preto 
Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth
Entrada franca

Nenhum comentário: