terça-feira, 8 de maio de 2012

Saúde vai entregar anticoncepcionais em casa e SeMAE limpa reservatório do S.Deocleciano


A partir deste mês, toda mulher que tenha prescrição médica dos anticoncepcionais orais – Etinilestradiol 20 mcg + Gestodeno 75 mcg e Etinilestradiol 30 mcg + Levonorgestrel 150 mcg na forma farmacêutica de comprimidos, apresentados em cartela de 21 unidades – poderá optar por receber a medicação em casa, sem custo.
Os medicamentos foram incluídos pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto no programa de Entrega Domiciliar de Medicamentos, o Remédio em Casa, que agora passa a entregar na casa do paciente 20 tipos de medicamentos.
Para participar do programa, segundo o Departamento de Atenção Farmacêutica, a mulher tem de ser residente em Rio Preto, ter idade maior de 18 anos, realizado o exame de papanicolaou e, no caso de pacientes acima de 40 anos, também ter feito a mamografia preventiva nos últimos dois anos.
Hoje, já recebem medicamentos em casa diabéticos e hipertensos de qualquer idade, além de pacientes com dislipidemia (alterações no colesterol).
O programa de Entrega Domiciliar de Medicamentos foi reestruturado com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado ao usuário do Sistema Único de Saúde e proporcionar o conforto de receber o medicamento em casa.
Para aderir ao programa, a mulher interessada deve comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua casa, ser residente no município, estar cadastrada em uma Unidade de Saúde do município, ter o cartão SUS, cadastro PFJ atualizado e participar dos grupos de uso racional de medicamentos.
“Após o cadastro, a primeira entrega de medicamentos ainda é realizada na Unidade de Saúde para os próximos 30 dias. A partir deste período, os medicamentos passam a ser entregues na residência do paciente a cada dois meses até o retorno do paciente ao médico”, esclarece a coordenadora.
No caso de hipertensos, diabéticos ou dislipidêmicos, é necessário ser residente no município, estar cadastrado em uma Unidade de Saúde do município, ter o cartão SUS, cadastro PFJ atualizado, não utilizar insulina, estar com pressão arterial e glicemia controlados, além de participar dos grupos de uso racional de medicamentos.

Medicamentos disponíveis no programa 

- Ácido acetilsalicílico 100mg 
- Anlodipino 5mg 
- Atenolol 25mg 
- Captopril 25mg 
- Enalapril 5mg 
- Etinilestradiol 20 mcg + Gestodeno 75 mcg 
- Etinilestradiol 30 mcg + Levonorgestrel 150 mcg 
- Furosemida 40mg 
- Glibenclamida 5mg 
- Gliclazida 30mg 
- Hidroclorotiazida 25mg 
- Losartan 25mg 
- Losartan 50mg 
- Metformina 500mg 
- Metformina 850mg 
- Metildopa 250mg 
- Nifedipina 20mg (de liberação prolongada) 
- Propanolol 40mg 
- Sinvastatina 20mg 
- Sinvastatina 40mg 

SeMAE limpa reservatório 
do Bairro São Deocleciano

O SeMAE –Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto realiza nesta quarta-feira (9/5) serviços de limpeza e desinfecção do reservatório do Jardim São Deocleciano.
Os trabalhos serão executados das 23 horas de quarta-feira às 5 horas de quinta-feira (10/5). O serviço de limpeza é realizado periodicamente para a manutenção da qualidade da água. 
A população será avisada por meio de carros de som e serão disponibilizados caminhões-pipa, pelo telefone 0800 770 66 66, para atender emergências.
O SeMAE recomenda à população que mantenha as caixas d´água cheias e economize para evitar maiores transtornos.

Nenhum comentário: