quinta-feira, 10 de maio de 2012

Correios comemoram nesta sexta-feira os 50 anos da FOB com selo e carimbo


Peças filatélicas divulgarão o
 cinquentenário da instituição

Nesta sexta-feira, dia 11 de maio, os Correios comemoram os 50 anos da Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB, com o lançamento de carimbo comemorativo e de selo personalizado alusivos ao cinquentenário dessa importante instituição de ensino. 
O evento será realizado às 17h, no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira”, na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, em Bauru (SP), como parte das comemorações dos 50 anos de criação da Faculdade de Odontologia de Bauru, que integra o campus da USP. 


Sobre o Carimbo 
O carimbo comemorativo, de autoria do designer Rubens Kazuo Kato, apresenta ao centro a logo criada especialmente para as comemorações dos 50 anos da FOB USP. Em círculo, os dizeres: Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo – Correios - Bauru – SP – 11.5 a 10.6.2012 (referente ao período de circulação do carimbo). 
Após seu lançamento, o carimbo ficará na Agência Central dos Correios de Bauru (Praça Dom Pedro II, 4-55 – Centro) para aplicação em todas as correspondências confiadas àquela unidade, e também para os filatelistas (colecionadores de selos) e marcofilistas (colecionadores de marcas postais), sendo, após esta data, encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).


Sobre o Selo
Já o selo personalizado, é composto por duas partes: na primeira, a bandeira nacional tremulando ao vento compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore-símbolo nacional. Na segunda parte, o selo apresenta ao fundo o prédio da Faculdade de Odontologia de Bauru, e acima, do lado esquerdo, em destaque, a logo dos 50 anos da FOB USP. Completam o conjunto visual os dizeres: Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo. 
Foram produzidos 4.200 selos personalizados, os quais serão utilizados nas postagens de correspondências da faculdade.  

HISTÓRIA
A FOB - Faculdade de Odontologia de Bauru, integra o Campus da Universidade de São Paulo, juntamente com o Centrinho/HRAC, e a Prefeitura do Campus USP de Bauru – PUSP-B.
Criada em 1948, a FOB foi implantada efetivamente em 1962, e conta atualmente com cursos nas áreas de odontologia e de fonoaudiologia, tendo formado 47 turmas de cirurgiões-dentistas e 19 de fonoaudiólogos até o ano de 2011. 
Os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia proporcionam aos alunos uma fundamentação teórico-prática e científica integrada, com objetivo de formar profissionais altamente qualificados e oferece a oportunidade de se engajarem em programas de iniciação científica à pesquisa, através do PET-Programa Especial de Treinamento - CAPES/MEC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de iniciação Científica-CNPq/USP e Bolsas de Iniciação Científica - FAPESP. 
Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 116 docentes, a maioria em tempo integral, e 243 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes. 
Entre suas metas, a prioridade é a formação em nível de graduação de cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos contando para isso com a motivação do nosso corpo docente. Em seguida, o aprimoramento das atividades de pós-graduação, ajustando-se o tempo de titulação e publicações oriundas dos trabalhos de dissertações e teses. 
Para atingir essas metas, almeja-se sempre a obtenção e adequação de espaços físicos, como laboratórios e clínicas, que permitam a aplicação segura e eficiente dos três princípios básicos da Universidade, ou seja: 
I) promover e desenvolver todas as formas de conhecimento, por meio do ensino e da pesquisa; 
II) ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação e do magistério em todas as áreas de conhecimento, bem como à qualificação para as atividades profissionais e 
III) estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino e pesquisa.
Prof. Dr. José Carlos Pereira - Diretor (Fonte: www.fob.usp.br/).

Nenhum comentário: