terça-feira, 3 de abril de 2012

Fiéis da região de Monte Aprazível participam amanhã e sexta da encenação da Paixão de Cristo


Fiéis de toda a região de Monte Aprazível  são esperados para participarem da encenação da Paixão de Cristo no Ginásio de Esportes “Daniel Laguna Hidalgo”, que será realizada nos dias 4 e 6 abril, a partir das 20h. O evento é promovido pela paróquia Nossa Senhora de Fátima.
HISTÓRIA
O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na verdade, teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da Vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça, que decidiu criar espetáculo semelhante ao que já acontecia na cidade de Oberammergau, na Baviera alemã.
A ideia de construir um teatro que fosse como que uma réplica de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco, que chegou à Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém, cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos.

Nenhum comentário: