quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dom Paulo Mendes Peixoto preside hoje dia 4 às 20h00 missa dos Santos Óleos na Sé Catedral


Como é tradição todo ano antes de entrar nos dias litúrgicos mais fortes do calendário católico (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Domingo de Páscoa), a Igreja celebra no mundo todo a Missa dos Santos Óleos, sempre na quarta-feira.
Em Rio Preto, a celebração acontece hoje, dia 4, às 20h, na Sé Catedral, presidida pelo arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto, ex-bispo da Diocese de Rio Preto. A cerimônia irá reunir todos os padres e seminaristas da Diocese (a data celebra também a unidade presbiteral), para participar da benção dos óleos que serão usados durante o ano, nas paróquias, em cerimônias de batismo, crisma e unção dos enfermos. A Rádio Interativa 104,3 FM transmite ao vivo a celebração, e os fiéis poderão acompanhar pela internet no www.interativafm.com.br
Não há missa em nenhuma paróquia neste dia, para intensificar o ritual sagrado da benção dos óleos pelo bispo. "Durante o ano, na administração destes sacramentos, a Igreja utiliza o sinal sensível do óleo. É o símbolo sagrado da força, do enfrentamento na vivência cristã. É como lubrificante, que auxilia no cumprimento dos preceitos do Senhor. Depois, cada padre leva um pouco de cada óleo para uso durante o ano. São símbolos de unidade diocesana," diz dom Paulo.
Amanhã, dia 5, dom Paulo preside a Missa de Lava-pés (Instituição da Eucaristia), na Rede Vida de Televisão, às 19h. Na Sexta-feira Santa, às 15h, preside a cerimônia de Paixão, com procissão e encenação na igreja Basílica Menor Nossa Senhora Aparecida, na Boa Vista. No sábado, missa da Vigília no Parque da Cidadania e no domingo, crisma na paróquia Sagrada Família, de José Bonifácio, às 19h30.  

Nenhum comentário: