quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Trabalho da Unesp de RP conquista o 1º lugar no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia


É com o trabalho “Influência de Diferentes Fontes de Carbono e Nitrogênio na Produção de Xilanase e Celulases por Myceliophthora sp. M.7.7” que a doutoranda Marcia Moretti, do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da Unesp de Rio Preto, conquistou o primeiro lugar, na área de microbiologia industrial, no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia, realizado no início de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).
O trabalho, que tem como foco a produção do etanol de segunda geração, ou seja, em que o álcool é extraído da celulose, visa à obtenção do combustível por meio da conversão da biomassa lignocelulósica (fonte de açúcares fermentescíveis) em açúcares. A pesquisa também realiza a avaliação de tratamentos físico-químicos e enzimáticos sobre bagaço e palha de cana de açúcar.
O projeto ainda é um modelo de laboratório, mas há a proposta de aplicá-lo em indústrias até chegar à produção em grande escala. “A finalização e aplicação da pesquisa nas biorrefinarias poderá gerar redução de custos durante todo o processo até a obtenção do produto final, tornando-se uma forma bem-sucedida de energia alternativa”, afirma Marcia.
Premiação
Para a orientadora do projeto, a professora Eleni Gomes, a premiação é mais uma etapa vencida e que renova as energias para dar andamento ao projeto, que está na metade. “É uma fase de maturidade científica, em que o projeto está se solidificando e se tornando mais consistente. É uma sensação de estarmos no caminho certo e de muita satisfação”, afirma. Marcia, que é bolsista da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), concorreu ao prêmio com mais de duzentos trabalhos.
Além do trabalho da doutoranda da Unesp, outros trabalhos de Rio Preto se destacaram durante o Congresso. Dentre eles: o trabalho de Ana Theresa Silveira de Morais, eleito o melhor na área de virologia, e o de Adriano Mondini, que recebeu o prêmio Jovem Microbiologista, concedido pela Sociedade Brasileira de Microbiologia e Sociedade Americana de Microbiologia. Ambos os alunos são orientados pelo professor da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) Maurício Lacerda.

Nenhum comentário: