segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rio Preto inicia hoje campanha contra a hanseníase


A Secretaria de Saúde de Rio Preto com o apoio do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, iniciam hoje, dia 17,  campanha de orientação à população sobre hanseníase e busca ativa de potenciais portadores da doença em toda a rede pública de saúde do município.
 Segundo a médica Maria Rita Cury, coordenadora do Ambulatório de Tuberculose e Hanseníase do município, durante a campanha, que será realizada simultaneamente em todo o Estado de São Paulo até o dia 31 de outubro, também será distribuído material educativo nas unidades de saúde e realizada orientação da população em sala de espera.
 “O objetivo é aumentar o diagnóstico precoce da hanseníase. Por isso durante a campanha, a população será sensibilizada para os sintomas da doença, a fim de que procure atendimento médico”, afirma a médica.
 Agentes de saúde também vão auxiliar na campanha orientando a população sobre a doença durante as visitas casa a casa realizadas rotineiramente. Também estão programadas palestras em escolas. No dia 19/10, estudantes da Famerp vão estar na Estação Rodoviária para distribuir material à população.
 Hanseníase
  hanseníase é causada por uma micobactéria chamada bacilo de Hansen, transmitida por vias respiratórias ou por contato com ferimentos na pele do doente.
 Em geral, a doença começa com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo, muitas vezes sem sensibilidade. Também pode apresentar nódulos e áreas de intumescimento na face e orelha, além de câimbras e formigamentos.
 “Ao apresentar qualquer um desses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. O tratamento é gratuito e o diagnóstico pode ser realizado em qualquer unidade de saúde do município”, afirma a médica.
No ano passado, foram registrados 28 novos casos de hanseníase em Rio Preto. Em 2009 foram 17. Neste ano já são 22 casos novos, de janeiro a setembro. Todos os pacientes tiveram a suspeita de diagnóstico inicial em Unidades Básicas de Saúde, sendo posteriormente enviados ao Ambulatório de Tisiologia e Dermatologia Sanitária de Rio Preto.
Em Rio Preto, embora a doença já tenha sido eliminada como problema de saúde pública, porque são registrados menos de um caso para cada 10 mil habitantes como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante que a população esteja alerta.

Campanha de orientação
 sobre hanseníase
Período - 17 a 31 de outubro de 2011
Local - Em toda a rede pública de saúde do município

Nenhum comentário: