terça-feira, 18 de outubro de 2011

Izidoro Cunha ou Dorinho faria hoje 78 anos e 10 dias de seu falecimento em Campinas


Izidoro Cunha, cujo pseudônimo é "Dorinho", conforme seu registro nasceu no dia 18 de outubro de 1933, em Piraju-SP . Com 8 anos de idade já descobria sua vocação pela música cantando sucessos do momento e tocando um cavaquinho, presente de seu cunhado.
Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e num festival de música sertaneja promovido pela Record, onde participava com seu parceiro "Dóro", conheceu "Nenete", que participava da mesa de júri.
Surpreso com a voz de "Dorinho", "Nenete", que há um ano estava à procura de um parceiro, ao terminar o festival, pediu a "Dorinho" que fosse lhe fazer uma visita, pois queria ter com ele uma conversa. "Dorinho" foi ao seu encontro e aí surgiu então, a dupla "Nenete e Dorinho", em 1954.
Em 1955, já gravaram o primeiro disco pela "RCA Victor", "Milagre das Rosas", onde assinaram contrato gravando outros discos. Depois de 2 anos veio o maior sucesso da dupla, "Vinte Anos", e na seqüência, outros sucessos como "Goiano Valente", "Um Bom Exemplo", "Conselho De Amigo", já com o sanfoneiro "Nardeli".
Permaneceram na "RCA Victor" por 16 anos e depois foram para a "Continental" gravando mais três discos, formando ao todo, uma coletânea de 20 LPs e mais 30 discos gravados em 78 rotações. Gravaram mais um disco pela "Copacabana" e "Nenete", por motivos de saúde, resolveu parar. 
"Dorinho" encontrou, então, seu novo parceiro, "Reinaldo Benedeti", o "Maracá", formando assim, "O Trio Maracá". "Dorinho e Nardeli" fizeram mais dois discos: "Meigas Lembranças" e "Por Toda a Vida". "Nardeli", por motivos particulares, acabou se afastando, no seu lugar, entrou "Ponteli", em 1970. O trio fez mais dois discos pela "Philips".
Em 1975, termina "O Trio Maracá", "Dorinho e Ponteli". "Dorinho" casa-se com "Iara Aparecida Benedeti Cunha", "Iara", filha de "Maracá". Nascida em 23 de fevereiro de 1958, em Campinas, estado de São Paulo.
Neste intervalo de tempo, "Dorinho" voltou a cantar com "Nenete", e fizeram mais 3 discos pela "Gravadora Continental", e novamente "Nenete" por motivos de saúde, precisou parar de viajar. "Dorinho" fez novas parcerias, mas não deu certo.
Em 1992, "Iara" convida "Dorinho" para fazerem a dupla, e "Dorinho" só não aceita, como também convida o amigo "João Pontel", "Ponteli". Nascido em Olímpia, estado de São Paulo. E formaram "Um Trio de Ouro". Nome dado por fãs.
Em 1998, "Dorinho", "Iara" e "Ponteli", gravaram seu primeiro CD, "Recordações", cujo nome já diz, contendo regravações tais como "Vinte Anos", "Goiano Valente", "Um Bom Exemplo", "Riograndense", "Milagre das Rosas", entre outras.
Em 2000, "O Trio de Ouro" entra, novamente, no estúdio e gravam pela "Gravadora Genes", o segundo CD, com músicas inéditas e regravações como: "Avenida Boiadeira", "Devoção", "O Choro da Goteira", "Passarada", "Sem Sangue nas Veias", e outras.
Em 2005, lançaram "Uma Dose Dupla", com 25 músicas de sucessos.
Em 2007, entram novamente no estúdio da "Gravadora Genes", e gravam mais um CD, com regravações e sucessos como: "Conselho de Amigo", "Borboleta Errante", "Flor do Campo", "Meu Único Amor", "João Boiadeiro", "Ouvindo-te", "Malagueña", e outras.
Em 2009, "Dorinho" comemorou 55 anos de carreira, e "O Trio de Ouro" comemorou 15 anos, lançando o 1º DVD da carreira, preparam-se para gravar mais um CD de sucesso, para os fãs, que gostam de ouvir a boa música de raiz.

Família Sertaneja permanece 
enlutada à 10 dias de seu passamento

Faleceu sábado  (8), às 6 horas, na UTI do Instituto Cardiológico de Campinas, de insuficiência cardíaca congestiva, aos 77 anos, o cantor e compositor Izidoro Cunha, o Dorinho, do “Trio de Ouro do Rádio Brasileiro”: Nenete, Dorinho & Nardeli.
O sepultamento ocorreu domingo (9), às 8h30, no Cemitério da Saudade, em Campinas.
Na sexta-feira (dia7), a esposa e cantora Iara fez um apelo através da Internet, pedindo orações: “Peço a Deus para fazer o melhor a Dorinho, embora não seja o melhor para mim”, disse a companheira de 42 anos bem vividos.
A última apresentação de Dorinho se deu em Pirassununga, no dia 10 de julho deste ano, no palco da Semana Nenete de Música Sertaneja, quando, na condição de “Destaque do Ano”, recebeu das mãos do vice-prefeito Edgar Sagioratto, a “Medalha Huquiles de Carli de Incentivo às Tradições Caipiras”, como reconhecimento da população pirassununguense a tão brilhante carreira ao lado de Nenete e Nardeli.
“Naquela tarde, sem condições físicas, com o braço fraturado, debilitado, Dorinho fez questão de retribuir a homenagem que Pirassununga lhe fazia, oferecendo um grandioso e emocionante show. Ao retornarmos a Campinas, Dorinho era só felicidade”, contou Iara. 
Dorinho atendeu a um pedido do vice-prefeito Edgar Sagioratto.
“Pedi a eles que cantassem aquela que, na minha opinião, é o segundo hino de Pirassununga: a música ‘Cachoeira de Emas’. “Quem poderia imaginar que aquela seria a última aparição de Dorinho em público?”, concluiu Sagioratto.

Sepultamento em Campinas

Poucos amigos e fãs tomaram conhecimento do falecimento de Dorinho, ocorrido na manhã de sábado (8). O corpo foi velado no Velório da Saudade e o sepultamento ocorreu às 8h30 do domingo (9), no Cemitério da Saudade de Campinas.
“Peço desculpas a todos. Não tivemos tempo de avisar tantos amigos. Fiquei sem o ‘chão’, literalmente”, declarou por telefone a esposa-cantora Iara, no inicio da noite de ontem (domingo). “Quero agradece a todas as manifestações de pesar que chegaram até nós. Foram 42 anos de uma convivência maravilhosa. Dorinho cantava com alegria e prazer, porque na vida era o que ele mais gostava de fazer. Essa é a melhor imagem dele, que ficará eternizada em nossos corações. Descanse em Paz, querido Dorinho”, disse Iara.

Este blogue ainda comentará sobre seu 
verdadeiro dia de nascimento.

Nenhum comentário: