segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Ibilce/Unesp - RP promove a XI Semana Italiana


É com o tema dos 150 anos de unificação da Itália que o Ibilce recebe, entre 17 e 21 de outubro, a XI Settimana della Lingua Italiana nel Mondo: “Buon Compleanno Italia!”. O evento conta com palestras de especialistas em língua italiana (inclusive com palestrantes naturais do país), curso de atualização em língua italiana para quem já é formado na língua ou faz curso do idioma e exibição de filmes, inclusive um DVD que conta a história da unificação da Itália, produzido por estudantes da Unesp de Rio Preto e da USP. A XI Settimana della Lingua Italiana nel Mondo também vai abordar o Ano da Itália no Brasil, com palestras que mostram as relações entre a cultura brasileira e a italiana.
 Logo na abertura do evento, os participantes vão conferir o DVD Il Risorgimento nelle voci degli studenti di italiano, elaborado por alunos da Unesp de Rio Preto e da USP. Os estudantes das duas universidades se encarregaram de narrar textos traduzidos ou de autoria própria e de selecionar as imagens do filme. O projeto teve a participação da leitora Alessandra Rondini, que atua na Unesp de Rio Preto, e da professora do câmpus Cláudia Zavaglia, além da professora Maria Luisa Vassallo, da USP. Ainda na abertura, o Coral Unesp/Ibilce se apresenta cantando o hino italiano.
 Durante a programação, professores italianos especialistas no idioma vêm ao evento, como Brunello Natale De Cusati, da Università degli Studi di Perugia, e Federico Croci, daUniversità degli Studi di Genova, que ministram conferências, e Graziano Serragiotto, daUniversità “Ca’Foscari” di Venezia, que oferece um curso de atualização em língua italiana. Também participam do evento professores de outras unidades da Unesp, como Antonio Folquito Verona, de Araraquara. O professor Romildo Sant’Anna, aposentado do Ibilce, e Valentina Drago, formada pela Università degli Studi di Perugia, na Itália, e aluna de mestrado no Brasil, também participam.
 Inscrições
Para participar do curso de atualização, que vai emitir certificado específico, é necessária a realização de inscrição, enviando nome completo, RG, ano de conclusão ou ano em que está no curso de Licenciatura ou Bacharelado em Língua Italiana ou outros cursos, telefone, endereço e email para    xi_settimana_ibilce@hotmail.com  até 18 de outubro. O curso de atualização tem um custo de R$ 10 (para pagamento de material utilizado em sala). 
Para as conferências e os filmes, também haverá a emissão de certificados, mas não é necessária a inscrição antecipada, além de não haver custo nenhum.
 150 anos da unificação da Itália
O tema “Buon Compleanno Italia!” – em português, “Feliz aniversário, Itália!” – celebra os 150 anos da unificação do país. Antes desse acontecimento histórico, a Itália era formada por estados independentes, sendo alguns dominados por estrangeiros. No período chamado de “Il Risorgimento Italiano” (O ressurgimento italiano), no século XIX, movimentos nacionalistas começaram a se formar em várias partes do país, o que ocasionou muitas lutas. 
Em 1861, acontece a unificação da Itália.
 A Settimana
A Settimana della Lingua Italiana, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália (MAE), acontece em todo o mundo desde 2001, com o objetivo de promover a língua italiana em outros países. O evento é realizado há três anos no Ibilce devido à vinda da professora Alessandra Rondini, selecionada pelo governo italiano para ocupar o cargo de leitora no Brasil. “Leitor” é o nome dado a professores do sistema escolar público italiano selecionados no país pelo MAE para ensinar o idioma nos departamentos de línguas estrangeiras em universidades de outros países, com o objetivo de difundir a língua e a cultura italiana.

XI Settimana della Lingua Italiana
nel Mondo: “Buon Compleanno Italia!”

De 17 a 21 de outubro 
(segunda a sexta-feira)
Local: Unesp de Rio Preto 
Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth. 
Entrada franca

Nenhum comentário: